Margareth Thatcher nos anos 1950, início da sua carreira política, quando ainda usava o nome Margaret Roberts - Foto: Getty Images
Margareth Thatcher nos anos 1950, início da sua carreira política, quando ainda usava o nome Margaret Roberts – Foto: Getty Images

Morreu nesta segunda-feira (08.03), aos 87 anos, a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. Segundo informações oficiais, Thatcher sofreu um acidente vascular cerebral. “É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciam que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu pacificamente em seguida a um derrame nesta manhã”, afirmou o porta-voz da família. A ex-premiê esteve internada diversas vezes nos últimos anos.

Margareth e o marido, Dennis Thatcher, nos anos 190 - Foto: Getty Images
Margareth e o marido, Dennis Thatcher, nos anos 190 – Foto: Getty Images

Thatcher foi a primeira mulher a se tornar primeira-ministra britânica, cargo no qual ficou por três mandatos, entre 1979 e 1990.

Um dos filhos de Margareth,  Mark Thatcher, era piloto profissional, e ela adorava o automobilismo - Foto: Getty Images
Um dos filhos de Margareth, Mark Thatcher, era piloto profissional, e ela adorava o automobilismo – Foto: Getty Images

Figura marcante e influente da política inglesa durante o século XX, Thatcher implantou uma gestão de austeridade em diversas áreas, como a econômica e a militar, o que lhe rendeu apelido de “Dama de Ferro”.

Margareth Thatcher e Meryl Streep, que a interpretou no cinema - Foto: Getty Images
Margareth Thatcher e Meryl Streep, que a interpretou no cinema – Foto: Getty Images

Thatcher ganhou as eleições de 1979 em um momento no qual o Partido Trabalhista estava enfraquecido e o país estava paralisado por greves e pela crise econômica.

Meryl Streep como Margareth Thatcher - Foto: Getty Images
Meryl Streep como Margareth Thatcher – Foto: Getty Images

Dona de um estilo sóbrio, seus looks eram sempre marcados por terninhos, conjuntinhos clássicos, vestidos com estampas discretas e colares de pérola. Nos cinemas, sua história foi contada no filme Dama de Ferro, que teve Meryl Streep no papel principal. Sua atuação lhe rendeu um Oscar de Melhor Atriz em 2012.