Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

O Dia dos Namorados está chegando, data que remete à declaração de amor, troca de presentes, jantar à luz de velas. E por que não aproveitar este momento complementando o cardápio romântico da noite com uma dose extra de substâncias que ajudam no metabolismo energético? Sim, estamos falando dos alimentos afrodisíacos que apimentam qualquer relação, trazem mais vigor e energia para a vida a dois.

Segundo a nutróloga doutora Cristiane Coelho, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), há uma lista de alimentos ricos em minerais, vitaminas e outros compostos que contribuem com o aumento de energia e sinalizações hormonais do casal. O zinco, por exemplo, é um mineral muito inidicado para a imunidade e crescimento, que também participa na síntese dos hormônios masculinos. Para incluí-lo no cardápio especial de Dia dos Namorados, a dica é optar por pratos que levam ostras, caranguejo e camarão, ou para os amantes da carne, bovinos, além de nozes e feijões.

Opções para petiscar

Outro mineral que vale ser incluso no menu do casal, é o selênio, que tem um papel chave para a síntese de enzimas antioxidantes, além de melhorar a fertilidade, especificamente para os homens. O selênio está presente na castanha do Pará, castanha de caju, nozes e amêndoas!

Mais energia e bem-estar para o casal

Em relação as vitaminas, muitas fazem papel importante na circulação, como é o caso da vitamina C, encontrada nas frutas cítricas; acerola, kiwi, laranja, morango e pimentões e da vitamina E. Já a vitamina E, também aumenta a produção de hormônios masculinos e femininos e está presente na semente de girassol e seu óleo, nas avelãs, no óleo de milho, canola e azeite de dendê. O ácido pantotênico – vitamina B5, auxilia no equilíbrio da serotonina e dopamina, hormônios que contribuem com energia, disposição e bem-estar e pode ser encontrado na semente de girassol, cogumelos, frango e abacate.

Mais libido e mais disposição nas relações sexuais

A pimenta vermelha é rica em um composto chamado capsaicina que acelera o metabolismo e aumenta a disposição, inclusive para a relação sexual. Já a maca peruana é indicada para aumentar o desejo sexual e a libido, além ser muito usada por mulheres para melhorar a circulação sanguínea, equilibrar os hormônios e por homens, por aumentar a produção da testosterona. Aqui não poderia faltar também o querido chocolate, que é uma ótima fonte de serotonina, responsável por trazer felicidade e bem-estar.

Agora com toda esta relação, a doutora Cristiane fez uma receita como sugestão para esta data tão especial. O camarão à baiana, que é rico em zinco, vitamina E, vitamina C e capsaicina, substâncias afrodisíacas excelentes para o Dia dos Namorados!

Camarão Romântico

Ingredientes

1,5 kg de camarão
2 colheres de sopa de cebola picada
2 dentes de alho picado
1/2 limão espremido
1/3 garrafinha de azeite de dendê̂
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
3 tomates picados
1 garrafinha de leite de coco
Sal a gosto
1 colher de chá de pimenta caiena cortada em tirinhas
4 colheres de sopa de salsinha picada

Modo de preparo

Coloque o camarão em uma travessa com metade da cebola e o alho, acrescente o suco de limão e deixe por duas horas. Em uma frigideira, doure o restante da cebola e do alho no azeite de dendê, depois misture os pimentões, o tomate, metade do vidro de leite de coco, acrescente o camarão, o sal, a pimenta e cozinhe por 3 minutos. Na sequência, adicione o restante do leite de coco, totalizando a cocção em 6 minutos, caso faça com o camarão grande considere 8 minutos a cocção final. Salpique a salsinha por cima e sirva.

Tempo de preparo

30 minutos