Michelle Obama: a trajetória inspiradora da escritora, advogada e influência mundial
Foto: Reprodução/Instagram/@michelleobama

O fim do mandato de Barack Obama ficou longe de ser a conclusão da sua influência – e de sua família – no cenário global. A maior prova disso é o quanto a imagem de Michelle Obama se fortaleceu ao longo do caminho. Desde que deixaram a Casa Branca, a advogada lançou uma autobiografia, um documentário sobre a turnê de divulgação de seu livro, um podcast, entre outras coisas e pronunciamentos que a colocam como um exemplo feminino de extrema importância.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Neste domingo (17.01), a ex-primeira dama completa 57 anos e nunca é demais prestar homenagens a uma figura tão importante. Os esteriótipos machistas de que uma mulher ao lado de um grande homem é apenas um apoio são totalmente quebradas com a presença de Michelle, que foi sempre ativa social e politicamente. Antes de seu marido assumir a presidência dos Estados Unidos, ela já trabalhava em prol da comunidade. Formada em direito pelas universidades de Harvard e Princeton, a norte-americana sempre teve a necessidade de acolher pessoas carentes e acredita no poder do empoderamento feminino.

Michelle trabalhou como advogada, na área de marketing e propriedade intelectual, até 1991, quando deixou o escritório de advocacia do qual era parte para se dedicar ao serviço público dos Estados Unidos. Nesta mudança de carreira, ela trabalhava como assistente do prefeito Richard Daley e focava suas ações em prol da cidade de Chicago.

Dois anos depois, Michelle Obama se tornou diretora executiva do Public Allies, programa de liderança que ajuda jovens adultos a desenvolver carreiras no setor público. Em maio de 2005, assumiu a vice-presidência da comunidade e assuntos externos da Universidade de Chicago de Medicina.

Michelle Obama: a trajetória inspiradora da escritora, advogada e influência mundial
Foto: Reprodução/Instagram/@michelleobama

Em janeiro de 2009, Barack Obama foi eleito o primeiro presidente negro da América. A mudança da família Obama para a Casa Branca é um verdadeiro marco histórico, uma imagem de mudança social e política, principalmente por acontecer na maior potência mundial, e que serve de exemplo de diversidade e inclusão da população negra em cargos de poder.

Durante o período em que foi primeira dama, Michelle focou no trabalho voluntário, ajudando pessoas em situação de rua, além de participar de palestras em escolas públicas para firmar a importância da educação e do trabalho voluntário.

Michelle Obama: a trajetória inspiradora da escritora, advogada e influência mundial
Foto: Reprodução/Instagram/@michelleobama

Entre suas ações, o projeto “Let Girls Learn” merece destaque, por unir pessoas que trabalham juntas para abrir as portas para a educação de meninas ao redor do mundo. Michelle também serve de referência ao se manifestar sobre as principais questões sociais, como o movimento “Me Too”. Segundo ela, a é fundamental que mulheres permaneçam juntas e se apoiando para que mudanças necessárias sejam feitas ao redor do mundo.

A potência da voz de Michelle Obama é muito importante para a população negra mundial e suas palavras empoderam – e continuarão por muitos anos – muitas meninas a seguirem seu sonho e a se imaginarem em posições de poder. Mal podemos esperar para conhecer os projetos futuros desta mulher inspiradora.