Pioneiros na categoria de luxo sustentável, os hotéis da Monte-Carlo Société des Bains de Mer têm criado um comprometimento proativo em questões ambientais e sociais. Certificados Green Globe desde 2014, o Monte-Carlo Bay Hotel & Resort e o Monte-Carlo Beach receberam agora o Green Globe Gold, que é uma certificação renomado mundialmente para viagens de luxo e a indústria do turismo, usando 300 indicadores para a avaliar a abordagem dos hotéis em termos de desenvolvimento sustentável.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

O Monte-Carlo Bay Hotel & Resort reduziu seu gasto de energia em 30% em apenas oito anos. Entre as principais ações implementadas estão a substituição de 8 mil lâmpadas padrão por LEDs; o ajuste dos tempos de ar condicionado e aquecimento em espaços não ocupados; a substituição de televisores de tela LCD por conjuntos de telas de LED. A iluminação submarina nas piscinas e na lagoa, assim como a iluminação nos jardins, em breve serão alteradas para o LED também.  Além disso, o hotel agora está equipado com Smart+, uma caixa conectada à internet que mede o uso de energia. Graças a esta monitorização, o Monte-Carlo Bay Hotel & Resort deverá poupar o equivalente a um mês de energia por ano. Por fim, o hotel planeja instalar painéis no telhado do hotel, para produzir cerca de 170 mil kWh/ano.

Já o Monte-Carlo Beach, luxuoso resort de férias em contato com a natureza, situada entre a floresta de pinheiros e o mar Mediterrâneo, incorpora um estilo de vida graças ao seu forte compromisso com produtos biológicos e desenvolvimento sustentável.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O hotel tem como objetivo economizar energia através da promoção de boas ações e agora utiliza o equivalente de eletricidade em energia renovável. Para limpeza externa, lavagem de louça e irrigação de espaços verdes, o estabelecimento opta por equipamentos e hábitos eficientes em economia de água. Os espaços verdes fazem parte de uma abordagem “Zero Phyto” que favorece o controle biológico, com jardineiros recebendo treinamento específico. Em termos de transporte limpo, o Monte-Carlo Beach tem veículos elétricos, bem como uma estação privada de bicicletas elétricas. O hotel também introduziu um terminal elétrico em seu estacionamento.

O Monte-Carlo Beach também tem uma abordagem proativa para a reciclagem (papel, vidro, embalagens, baterias, resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos, tubos e lâmpadas, óleos de cozinha, gordura de cozimento  etc.).