
Morreu nesta quinta-feira (09.05), aos 92 anos, o fundador da Missoni, Ottavio Missoni. Um comunicado em nome da família foi emitido à imprensa dizendo que o patriarca morreu em casa em Sumirago, no norte da Itália. Antes de se enveredar pelo mundo da moda, Ottavio era atleta e até competiu nas Olimpíadas, na prova de 400 metros livres de Londres, em 1948.
Liberado da prisão depois do término da 2ª Guerra Mundial, começou a fabricar roupas para atletismo e foi com um de seus uniformes que ele e a equipe da Itália competiram os Jogos Olímpicos na terra da rainha. Foi por lá que conheceu sua mulher, Rosita Jelmini, com quem mais tarde casou-se e fundou oficialmente a marca do icônico zigue-zague, em 1953. “Eu nunca fiz nada ‘fashion’. Acabei aqui por oportunidades. Nunca teria imaginado”, disse o senhor Missoni certa vez, durante uma entrevista.

Atualmente, o grupo Missoni está presente no prêt-à-porter para homens, mulheres e crianças, assim como na alta costura e perfumaria. A data do funeral deve ser anunciada em breve. Vittorio, o filho mais velho de Ottavio e Rosita, e sua esposa, estão desaparecidos desde janeiro após um acidente de avião na Venezuela.