Vestido Benchellal – Foto: Richard Phibbs, com styling de Abid Haque, cabelo de Julien Bonnin e maquiagem de Sage at Imaj Artists

Iris Apfel, empresária, designer de interiores e ícone fashion, morreu nesta sexta-feira, aos 102 anos. Conhecida pelos icônicos óculos redondos e estilo maximalista, Iris iniciou sua carreira no jornal Women’s Wear Daily e, depois de se casar com Carl Apfel, lançou uma tecelagem. Entre os anos 1950 e 1992, tocou a empresa ao mesmo tempo que comandou uma série de projetos de decoração e restauração, incluindo trabalhos na Casa Branca durante os mandatos de nove presidentes diferentes.

Até 1992, quando ela e o marido decidiram se aposentar, o casal viajou o mundo, o que possibilitou Iris a criar um dos guarda-roupas mais interessantes e diversos. Em 2005, o Metropolitan Museum of Art fez uma exposição dedicada a ela e, desde então, a designer usou a internet com maestria para compartilhar seus looks cheios de penas, cores e maxicolares. A Bazaar deixa aqui sua homenagem a uma grande mulher que enxergava a vida – e a moda – com leveza.