Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Já dizia Dorothy em “O Mágico de Oz”: “não há lugar como o nosso lar”. E, durante o período de isolamento social, esse espaço ganhou diferentes conotações  – é onde descansamos, trabalhamos, ficamos com a família e de onde devemos evitar ao máximo sair. Isso faz com que tornar nossa casa mais pessoal e intimista seja ainda mais importante, usando a decoração como ferramenta de escapismo e aumentando a sensação de conforto e tranquilidade.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Diferentes elementos podem energizar nossa casa com o mood que mais precisamos, incluindo flores, Entender seus significados, sentir seus aromas e dedicar um tempo para cuidar delas pode ser visto como uma ação terapêutica.

Além disso, o mercado de flores é um dos segmentos econômicos que mais tem sofrido com a situação atual e, mais do que nunca, devemos aproveitar par ajudar pequenos negócios a se manterem durante o isolamento social. Floriculturas, como Escarlate, Fulô Flores e a Flower Bar, continuam a atender de forma reduzida e remotamente, o que é uma possibilidade de decorar sua casa e ajudar estes comerciantes.

Conheça o significado de algumas flores e escolha a melhor opção para sua casa:

Girassol

Como seu próprio nome diz, esta flor representa sol, o que quer dizer que sua presença traz calor energia e vitalidade, além de transmitir alegria e positividade. Para cultivar o girassol em casa, é preciso ter um espaço com muita luz solar, além de preferir as de tamanho menores, que conseguem se adaptar a vasos. Uma curiosidade sobre esta flor é seu comportamento heliotrópico, ou seja, o girassol gira de forma que esteja sempre posicionado de frente ao sol.

Copo-de-leite

Muito usada para decorar casamentos, quando na cor branca, ela significa paz, inocência e perdão. Sua textura aveludada acrescenta elegância ao ambiente que decora. Criar arranjos em vasos transparente intensificam sua beleza, já que a flor branca se destaca em meio à folhagem verde. Mas preste atenção: o copo-de-leite é uma planta tóxica, então não deve ficar ao alcance de animais de estimação.

Lírio

Esta flor tem uma propriedade purificadora e refrescantes (sendo uma ótima opção para ambientes mais quentes). Uma característica interessante do lírio é a capacidade de abrir flores mesmo na sombra – ou seja, fica mais fácil encontrar um lugar para ele.

Camélias

O significado desta flor difere de acordo com a sua cor. As camélias rosas significam grandeza de alma e estão relacionadas ao sentimento de saudade. Já as brancas são símbolo de beleza e as vermelhas são relacionadas à admiração, ou seja, é uma excelente opção para presentear mesmo à distância. Quando bem cuidada, a camélia pode ser usada na decoração de casa durante anos.

Begônia

Com cores modernas, esta flor traz felicidade, delicadeza e cordialidade, o que traz sensação de conforto para os ambientes em que são usadas. Existem tipos específicos de begônia para casas e apartamentos, então pergunte a um especialista qual é a melhor alternativa para seu lar. Além disso, ela demanda um certo nível de atenção, mas pode ser visto como um trabalho prazeroso.