Mulheres que Inspiram: Angelina Jolie é humanitária e ativista

Atriz é embaixadora da ONU e percorre o mundo para ajudar refugiados

by Beatriz Poletto
Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Ganhadora do Oscar por “Garota, Interrompida” e musa fashionista, Angelina Jolie, além de atriz, é diretora e produtora. Entre suas obras, Angelina marcou o universo cinematográfico como diretora dos filmes “Invencível”, de 2014, e “À Beira Mar”, de 2015. E, além de sua beleza e talentos como personalidade do cinema, Angelina também é ativista e humanitária. Na coluna “Mulheres que Inspiram” desta segunda-feira (02.09), contamos um pouco de sua história e seus trabalhos pelo mundo.

Veja a seguir:

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Há anos Angelina Jolie viaja pelo mundo para ajudar povoados carentes. Entre seus principais feitos, a atriz é a voz de refugiados de guerra, como pessoas que vivem na Jordânia, em Darfur e Cambodia. Em 2001, ela foi nomeada embaixadora da boa vontade das Nações Unidas, e faz questão de aparecer para mídia para conseguir doações para as pessoas em necessidade.

Foto: Reprodução/Instagram/@unitednations

Foto: Reprodução/Instagram/@unitednations

Em 2005, a americana recebeu o prêmio de Humanitária Global, pela ONU, por sua luta pelo direitos dos refugiados. Quase 10 anos depois, em 2014, ela foi homenageada pela Academia de Cinema ao ganhar o prêmio “Jean Hersholt Humanitarian Award”. A estatueta é entregue de tempos em tempos, e é destinada aos profissionais que se empenham em suas causas.

Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Recentemente, Angelina esteve na fronteira entre a Colombia e a Venezuela para conhecer alguns dos refugiados e entender quais são de fato seus problemas mais urgentes. A atriz não só faz seu papel como embaixadora, como conversa com cada um, dá sua atenção, e olha nos olhos. Este é o cuidado que Angelina preza em ter. Ela coloca os problemas das outras pessoas à frente dos seus próprios.

Em 2007, sua mãe, Marcheline Bertrand, morreu em decorrência a um câncer de ovário, e sua avó também havia morrido por causa de um câncer de mama. Por isso, em 2013, a atriz se tornou um símbolo ao falar abertamente sobre sua decisão de fazer uma mastectomia – que é a remoção completa da mama, sendo um dos tratamentos cirúrgicos para o câncer de mama.

A atriz foi casada três vezes, é mãe de seis: Maddox, Shiloh, Zahara e Pax - que são seus filhos adotivos-, e os gêmeos Knox Vivienne. 

Foto: Reprodução/Instagram/@unitednations

Angelina Jolie e refugiados em Zaatari, na Jordânia -  Foto: Reprodução/Instagram/@unitednations⁣

Leia mais:
Angelina Jolie arrasa de Versace na premiere de “Dumbo”
Dia Internacional da Mulher: as características de cada signo
Seis vestidos pretos que revolucionaram o Oscar
Globo de Ouro: 10 momentos mais marcantes do prêmio