Nascida em 1950 na cidade de Aguaí, em São Paulo, Cléo Aidar iniciou sua carreira e a paixão pela moda como modelo aos 19 anos de idade, quando chegou a desfilar para grandes estilistas como Clodovil Hernandes, Denner, Fernando José e Madame Boriska.
Depois de já ter sua carreira como modelo consolidada, aos 28 anos e totalmente inserida no mundo da moda, Cléo decidiu tirar do papel o sonho de criar a sua própria empresa, iniciando assim, a marca de moda feminina autoral Cléo Aidar.
“Acredito que a vida acontece aqui e agora e que devemos aproveitar enquanto temos saúde e disposição. Comecei cedo porque era uma jovem do interior ambiciosa e cheia de sonhos”, comenta Cléo.
Hoje, com mais de 35 anos de mercado, a marca Cléo Aidar está presente no varejo e atacado, com loja e produção própria localizada na região do Itaim Bibi, em São Paulo, além de contar com multimarcas parceiras por todo o Brasil.
Com a longa trajetória da marca, Cléo Aidar acredita que a maturidade a ajudou a manter os pés no chão e, sempre que possível, deixar a cabeça nas nuvens. Afinal, para ela, trabalhar com moda é trabalhar com inspiração e criatividade.
Quando questionada sobre os maiores desafios de empreender já por muitos anos, Cléo revela: “Empreender o mesmo negócio por mais de 35 anos exige muito jogo de cintura, ainda mais no Brasil. Sobrevivi a diversas crises e atendi milhares de clientes nessa trajetória, driblando desafios e colocando minha assinatura pessoal em tudo que fiz”.
Ainda falando sobre os desafios de empreender com 60+, Cléo afirma que manter a marca relevante em um mercado tão saturado e competitivo não é nada fácil, mas que para isso é necessário estar antenada às novidades de tecnologia e inovação, sendo preciso muita adaptação e flexibilidade.
Além disso, Cléo também relata que aprendeu a seguir sua intuição nas tomadas de decisões e sempre escutar as opiniões dos membros de sua equipe, liderar pelo exemplo e, principalmente, manter a humildade nos momentos de sucesso e nos momentos de crise.
Falando para além do trabalho, Cléo ainda alerta sobre a importância da saúde mental e da qualidade de vida, para conseguir equilibrar sua vida pessoal e a carreira: “Ter mais de 60 anos me faz valorizar a qualidade de vida, dentro e fora da minha empresa. Percebi o quanto é importante cuidar da saúde mental e emocional, pois algo que a maturidade traz é a valorização dos pequenos prazeres da vida no dia. A vida não se resume ao trabalho, por mais que nossa dedicação a ele seja quase integral”.
Ainda com muita energia e desejo de ver a sua marca expandir cada vez mais, a idade não é um impedimento para Cléo Aidar, que aconselha mulheres que não deixem que a idade as limite.
“Idade não pode ser uma limitação, mas é importante ter disposição, energia, saúde e espírito empreendedor. Não importa a idade, talvez a pessoa tenha se preparado a vida toda e o momento finalmente chegou. Se tem a faca e o queijo na mão, corte o queijo!”.