Mulheres que Inspiram: Greta Thunberg é a voz do meio ambiente

Aos 16 anos, sueca criou o movimento "Fridays for Future"

by Beatriz Poletto
Foto: Reprodução/Instagram/@gretathunberg

Foto: Reprodução/Instagram/@gretathunberg

Com foco nas queimadas que assolam a Amazônia, nesta segunda-feira (26.08) a coluna semanal Mulheres que Inspiram conta a história de Greta Thunberg que, aos 16 anos, é a voz que grita pelo meio ambiente. A sueca chama a atenção para as mudanças climáticas e, apesar de sua idade, já teve reuniões com Antonio Guterres, secretário geral da ONU; e com Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos.

Sobre a Amazônia, Greta postou na semana passada em sua conta no twitter sua opinião: “até daqui, do meio do Oceano Atlântico, eu ouvi sobre o recorde de incêndios devastadores na Amazônia. Meus sentimentos vão para os afetados. A nossa guerra contra a natureza precisa terminar”.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

A jovem está a bordo de um veleiro, em uma viagem até Nova York para uma reunião das Nações Unidas. Greta acredita que utilizar aviões como meio de transporte é uma maneira de aumentar a emissão de carbono, por isso opta por outros meios de locomoção.

Com 2,7 milhões de seguidores no Instagram, Greta é uma millennial e influencer que inspira crianças, jovens e adultos muito respeitados a prestarem a atenção em atos diários para preservar a natureza.

Foto: Reprodução/Instagram/@gretathunberg

Foto: Reprodução/Instagram/@gretathunberg

Em agosto de 2018, Greta organizou um protesto contra as mudanças climáticas, em frente ao parlamento suíço. Desde então, são mais de 100 mil crianças que participam do movimento, intitulado “Fridays for Future”.

Ela já discursou sobre as mudanças climáticas em Estocolmo, Helsinki, Bruxelas e Londres. Em dezembro do ano passado, participou da COP24 da ONU, na Polônia, onde debateu assuntos climáticos ao lado de pessoas como o secretário geral da ONU. Seu discurso viralizou e foi visto por milhares de pessoas ao redor do mundo.

Em janeiro de 2019, Greta foi convidada a participar do fórum Econômico Mundial em Davos e, de novo, suas palavras marcaram as pessoas presentes e o mundo.

Greta foi nomeada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, ao lado de Millie Bobby Brown, pela revista Time.

Foto: Reprodução/Instagram/@gretathunberg

Antônio Guterres e Greta – Foto: Reprodução/Instagram/@gretathunberg

Foto: Reprodução/Instagram/@gretathunberg

Greta e Barack Obama – Foto: Reprodução/Instagram/@gretathunberg

Leia mais:
“Mulheres que Inspiram”: Amal Clooney luta pelos direitos humanos
Mulheres que inspiram: Nadia Murad e a luta contra a violência sexual
Mulheres que inspiram: Malala Yousafzai é símbolo de luta