Ao conversar com a executiva Maribel Silva, aprendemos muitas lições de vida. Mas provavelmente a maior delas é: não tenha medo de mudanças.
Nascida em Três Coroas, no interior do Rio Grande do Sul, Maribel teve uma infância em meio a natureza. Filha de uma professora e de um comerciante, desfrutou de liberdade, de espírito de aventura, de brincar e de criar. “Por ser filha de professora, minha mãe instigava muito a leitura dentro de casa”, lembra.
Mas foi na frutaria que o pai montou na cidade que Maribel tomou gosto pelo trabalho. “Eu estudava e trabalhava com ele. Deste contato com o comércio se desenvolveu minha facilidade de me relacionar e me comunicar com outras pessoas”, afirma.
Maribel estudou administração de empresas, passou em um concurso público e trabalhou na prefeitura da cidade, onde ficou por 13 anos ocupando vários cargos. Depois deste período, já casada e com um filho, é que veio um “turning point” na sua vida: ela decidiu deixar a carreira no governo para mergulhar no mundo corporativo.
Sem medo de se arriscar, foi trabalhar na Beira Rio na cidade de Igrejinha, onde começou como recepcionista, e batalhou até chegar onde está hoje, no cargo de diretora comercial e de marketing do grupo.
“Este mercado de calçados virou minha nova paixão. Comecei a me envolver com a empresa, com as pessoas criativas, me apaixonei pelo ato de fazer sapatos. Poder estar ao lado do Sr. Roberto [Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira Rio] me influenciou muito com suas ideias visionárias de transformação, de não ter limites, de buscar sempre inovar”, enumera.
O grupo, hoje, produz 450 mil pares de sapatos diários. “Temos mais de 500 empresas de representação comerciais, além de 24 analistas de mercado e uma equipe de gestão de mais de 200 pessoas”, conta, orgulhosa de sua gestão.
O que move Maribel é ver que seu trabalho atinge diretamente mais de 25 mil pessoas. Também é seu grande desafio manter a história da Beira Rio e movimentar a empresa rumo ao mundo atual. “Não só o digital, vai além da comunicação e atinge o comportamento, com novas vias de comercialização”, revela.
Maribel finaliza enumerando seus valores pessoais, que passa para a família e para todos com quem trabalha: “Respeito pelo ser humano, consideração, honestidade, caráter e liberdade de valorizar – deixar cada pessoa ser o que ela quer ser. Cada um é protagonista da sua vida, temos de estar juntos para apoiar, vibrar e ter empatia. Ser solidário é fundamental”. Concordamos com isso!