Naomi Osaka se destaca no mundo da moda como embaixadora da TAG Heuer
Foto: Divulgação

Por Bianca Betancourt para Bazaar.com

Naomi Osaka venceu o Aberto da Austrália no último fim de semana e com isso, aos 23 anos, conquista seu quarto Grand Slam da carreira. Quando não está ganhando partidas ao redor do mundo ou descomprimindo em casa (ela relaciona jogar videogames, ler mangá e cozinhar como formas de relaxar), ela usa sua plataforma para mudanças sociais.

Durante o US Open, em setembro de 2020, Osaka deu destaque aos protestos em andamento do Black Lives Matter que aconteceram por todo o país após as trágicas mortes de George Floyd, Breonna Taylor, Ahmaud Arbery e muitos outros. Cada dia que competiu, ela usou uma máscara com o nome de uma pessoa negra tirada do mundo muito cedo e morta injustamente.

Ela carregou seus nomes não apenas como um pedido de justiça, mas para encorajar mudanças radicais na sociedade também. O US Open foi um momento em que a atleta afirmou-se como mais que uma estrela dos esportes, mas uma voz genuína exigindo um mundo melhor, mais justo, atencioso e igualitário.

“Para mim, [falar] não foi algo que fiz pela minha carreira ou que era ‘planejado’. Foi algo que estava me incomodando há algum tempo e que senti que era a coisa certa a fazer”, afirma Osaka. “Sempre soube que queria falar, apenas não sabia como. Em 2020, decidi me pronunciar e enfatizar quão importante é que todos lutem contra a injustiça social. Não há nada errado com celebrar nossas diferenças. Ser diferente é o que torna cada um de nós a pessoa especial que somos.”

Relação com a moda

Naomi Osaka se destaca no mundo da moda como embaixadora da TAG Heuer
Foto: Divulgação

Ao longo das temporadas, o mundo também descobriu seu estilo único e experimental. A forma como a jovem de 23 anos se comunica pela moda inclui estampas ousadas, tênis chamativos e acessórios atraentes, que ela usa entre seus looks esportivos e elegantes para competições nas quadras. Considerando sua abordagem cuidadosa na hora de se vestir e escolher seus acessórios, sua nova parceria com a TAG Heuer não é nenhuma surpresa – ela é a nova embaixadora global da renomada marca de relógios.

Osaka está “animada” para seu novo papel e, como alguém que presta atenção a habilidades manuais, se unir com a relojoaria de luxo apenas faz sentido. “Sei que soa clichê, mas um relógio é realmente atemporal e é importante considerar estilo, qualidade e história”, ela disse em entrevista à Harper’s Bazaar US. 

Naomi Osaka se destaca no mundo da moda como embaixadora da TAG Heuer
Foto: Divulgação

Com três vitórias de Grand Slam em seu currículo, Osaka também pode se identificar com o lema da marca “Não Quebra Sob Pressão”. “Realmente me impressionou no mesmo nível do tênis, porque todos são bons o suficiente para ganhar. Tudo se resume a lidar com a pressão e o lado mental do jogo”, ela afirma.

Osaka também entende como um único acessório pode construir um visual, seja quando ela está criando um look para os jogos ou para momentos de descanso. “Eu curto moda e parte de montar looks dentro e fora da quadra envolve acessórios e relógios. É uma adição sutil às roupas, mas algo que acho que completa o visual. Para mim, acessórios são uma oportunidade de ser mais ousada e realmente elevar o look, então gosto de designs únicos que chamem a atenção das pessoas”, ela divide.

Naomi Osaka se destaca no mundo da moda como embaixadora da TAG Heuer
Foto: Divulgação

Funcionalidade também é fundamental. Como alguém que passa a maior parte do seu tempo treinando, Osaka precisa de um relógio que pode aguentar seu treino diário. “Na quadra, meu visual é focado na facilidade de movimento e não em algo que seja muito restritivo ou que destraia meu jogo”, ela diz. “Fora das quadras, procuro um visual mais oversized ou moderno. De qualquer maneira, amo usar cores vivas e peças statement quando posso.”