
Rachel Maranhão e Marina Belintani, fundadoras do Centro de Inovação Têxtil MABE Bio
Por Diogo Mesquita
Como definir o que é inovação? Para o ChatGPT, o conceito se baseia no processo de introduzir algo novo ou melhorar significativamente produtos, serviços, processos ou modelos de negócios. Pode envolver a criação de novas ideias, tecnologias ou métodos, além de aprimorar o que já existe. Organizações que inovam tendem a ser mais adaptáveis a crises e mudanças, aumentando sua capacidade de sobreviver e prosperar em tempos difíceis. Assim, a inovação define o que é inovação.
Acreditando que inovar é mais do que uma opção de caminho, mas a única saída para um futuro menos predatório, o Instituto C&A, braço social da gigante de moda, tem categoria exclusiva para o tema em sua premiação anual, o Fashion Futures, e segue com inscrições abertas por mais uma semana.
Inovação e novos materiais
Na luta para encontrar e promover ideias que compactuem com os valores da própria C&A, através de seu instituto, a empresa irá mais uma vez premiar iniciativas, pesquisadores, negócios e outros atores da moda que desenvolvam soluções e inovações para reduzir o impacto ambiental da moda. Nesta categoria do Fashion Futures, serão levados em consideração a originalidade da solução, a escalabilidade, a vantagem competitiva sustentável, o uso, aplicação ou pesquisa de materiais inovadores e a redução do impacto ambiental. Além do reconhecimento, o primeiro lugar leva também um prêmio de R$ 10 mil.
Em 2023, o Fashion Futures reconheceu o Centro de Inovação Têxtil MABE Bio, iniciativa de Rachel Maranhão e Marina Belintani, fundadoras da empresa, que se aproveita de forma inovadora e tecnológica da biodiversidade brasileira. Baseada em conceitos da indústria 4.0, com uso de inteligência e fomentando a economia local, a MABE Bio conseguiu desenvolver seu primeiro material, um biotecido à base de plantas nativas brasileiras, batizado como Angico.
A banca avaliadora
Assumindo o caráter da premiação, pensada pelo meio da moda, para o meio da moda, na difícil posição de escolher as melhores ideias, estarão alguns dos principais nomes do setor, que como a C&A, sabem da importância da inovação para o futuro do mercado.
Patrícia Carta, Jornalista especializada em moda e editora-chefe da Harper’s Bazaar Brasil, fará parte desse grupo. Ela acredita que na moda atual, tendência e inovação caminham de mãos dadas. “É essencial repensar a moda com um olhar voltado para a inovação e o uso de novos materiais. O consumo consciente precisa ser incorporado ao dia a dia, mas, globalmente. Ainda estamos distantes de adotar essa prática de forma ampla, apesar das inúmeras iniciativas em andamento. É vital que a moda equilibre estética e responsabilidade socio-ambiental por meio de inovações diversas para atender às necessidades de um planeta em crise climática”., pontuou ela.
Exigente, Patrícia também mandou seu recado para todos aqueles que pretendem se aplicar a categoria Inovação e novos materiais no Fashion Futures 2024. O que é preciso para chamara atenção não da jornalista, mas da jurada Patrícia Carta. “É crucial apresentar algo que una inovação e sustentabilidade com apelo estético e fashion. Não basta ser funcional ou eco-friendly – o design precisa despertar emoção e desejo nos consumidores.”.
Inovação como compromisso
A preocupação e atenção da C&A com o tema não vem de hoje. Prova disso são projetos como o Mindse7 C&A, criado com objetivo de construir uma comunidade engajada para pessoas que amam moda e buscam uma nova forma de expressar seu estilo. O reconhecimento do compromisso vem através de iniciativas como o Fashion Revolution, movimento global que trabalha para que a moda conserve e restaure o meio ambiente, valorizando as pessoas acima do crescimento e do lucro e que desde seu primeiro relatório anual voltado para o mercado de moda, coloca a C&A no topo da lista de empresas mais transparentes do segmento.