Mulheres que Inspiram: Silvânia de Deus aposta no coletivo em ateliê cearense

Foto: Igor Reis

Por Jéssica Colaço, da Plataforma Márcia Travessoni, com fotos de Igor Reis e edição de moda at large Filipa Bleck

Vanguarda e resistência são dualidades que se complementam na trajetória da estilista Silvânia de Deus, 52. Há mais de 20 anos, ela comanda o Ateliê da Sil, endereço instalado em meio às fachadas cheias de história da icônica Rua dos Tabajaras, na Praia de Iracema. E é também nesse espaço onde Sil, como também é chamada, expressa toda a potência criativa por meio dos seus “vestíveis”. “Nem digo mais que faço roupas, eu faço vestíveis, porque vão além de vestir o corpo. Eu visto casas, espaços, ruas, móveis”, define a estilista.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Muito antes de as marcas, especialmente da região Nordeste, pregarem a beleza particular de cada mulher no universo fashion, Silvânia já buscava, no próprio trabalho, “se despir de opressão e se vestir de autoestima”. “Eu acho que tenho uma relação de muito amor com o feminino. Eu sinto que herdo o que faço da minha linhagem feminina, e preciso tocar as pessoas”, descreve.

Seja bordando, pintando, desenhando macacões versáteis ou mesmo desenvolvendo uma coleção de lenços para uma cliente em processo de quimioterapia, o trabalho de Sil é se entregar à criação. “Experimentação, transformação. Eu não consigo não focar nisso, é da minha vibração no mundo estar o tempo inteiro nesse processo”.

Embora tenha um trabalho sólido na moda autoral cearense, Silvânia diz que o traço fashion é apenas um dos caminhos pelos quais ela se expressa e entrega as próprias criações ao mundo. No ateliê, além de abrigar marcas parceiras e valorizar produções de designers cearenses, ela promove cursos livres, ministrados por ela ou convidados.

Estendendo a atuação para além do próprio espaço físico da loja, Sil promove mensalmente, na Rua dos Tabajaras, o Fuá da Sil, feirinha de gastronomia, moda, música e arte; e a Feira de Orgânicos, realizada em parceria com o filho, que estuda agroecologia. “Eu convido as pessoas a olharem pra esse lado da cidade com sofisticação, amor, e cuidado. Convido as pessoas a se iracemar comigo”, brinca.