Neri Oxman: conheça a arquiteta que está revolucionando o mundo

Ela conquistou Brad Pitt com suas ideias sustentáveis

by redação bazaar
Neri Oxman - Foto: Divulgação

Neri Oxman – Foto: Divulgação

Por Lucas Rechia

Conhecida pelos tabloides americanos como a mulher que conquistou Brad Pitt, Neri Oxman há muito tempo mostra ao mundo como ter ganhado o ator tem sido a mais simples das suas tarefas. A arquiteta israelense e pesquisadora do MIT está à frente de um dos mais inovadores grupos de pesquisa da universidade Americana.

Em suas pesquisas, Neri cita um momento histórico para a revolução tecnológica, na moda, arquitetura e biologia e pretende alterar completamente a forma de se pensar e produzir em todas essas áreas.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Estrutura do bicho-da-seda - Foto: Divulgação

Estrutura do bicho-da-seda – Foto: Divulgação

O que faz do momento único para essa mudança? Segundo a cientista, a fabricação digital, com robôs e impressoras 3D, aliado aos fatores biológicos. Um bom exemplo dos experimentos de Neri é a estrutura desenvolvida pela sua equipe, parte feita por robôs, e grande parte construída por bichos-da-seda, que constroem a estrutura ao mesmo tempo em que se reproduzem e, dessa forma, mantém a estrutura em contínua manutenção. Isso tudo sem gerar resíduos, sem impactar ao meio ambiente e 100% biodegradável.

Vestido de Iris Van Herpen - Foto: Divulgação

Vestido de Iris Van Herpen – Foto: Divulgação

Com mais de 2 milhões de visualizações em sua palestra de 17 minutos no Ted, Neri mostra com clareza, paixão e entusiasmo como unir mundos tão distintos. Mundos esses,que vão dos vestidos tecnológicos de Iris Van Herpen, aos mundos em que cascas de camarão se transformam em uma estrutura biodegradável capaz de absorver gás carbônico da atmosfera e contribuir para a manutenção da própria estrutura.

Assistir a palestra da arquiteta é um convite para imaginar e especular sobre esse futuro que está cada dia mais próximo das nossas realidades.

Leia mais:
Cinco nomes expoentes do design de mobiliário
Teresa Fittipaldi declara seu amor pela cerâmica
Quatro dicas para decorar a sua varanda