As Olimpíadas de Paris 2024 prometem ser um evento repleto de inovação e tradição, combinando o charme histórico da cidade, que recebe pela terceira vez os jogos, com a modernidade. Nesta edição, não faltarão curiosidades que prometem surpreender tanto os entusiastas esportivos quanto os amantes da cultura. Prepare-se para descobrir curiosidades, informações e que torna os Jogos Olímpicos de Paris verdadeiramente únicos.
Quando acontece?
Os Jogos Olímpicos acontecem entre os dias 26 de julho e 11 de agosto de 2024, em Paris. Ao todo, serão 329 eventos divididos em 48 modalidades com mais de dez mil competidores
Cerimônia de abertura
A abertura dos Jogos Olímpicos, pela primeira vez na história, não ocorrerá em um estádio. Os franceses inovaram, levando a cerimônia para o Rio Sena.
Antecipados
Quatro esportes já vão ter iniciado suas competições antes mesmo da abertura. Futebol, tiro com arco, rúgbi e handebol estão programados para acontecer nesta quarta (24) e quinta-feira (25.07).
Medalhas com ferro da Torre Eiffel
Todas as medalhas contém 18 gramas de ferro da Torre Eiffel! A Société d’Exploitation de la Tour Eiffel, empresa responsável pela construção de 1889, liberou algumas partes para que fossem utilizadas nas medalhas.
Apelo Papal
O papa Francisco reiterou seu apelo por uma trégua global durante os Jogos Olímpicos de Paris, desejando que o evento seja uma ocasião para promover a paz. Atletas da Rússia e Belarus competirão sob bandeira neutra.
Igualdade de gênero
Os Jogos Olímpicos de 2024 serão os primeiros a contar com igual número de atletas femininos e masculinos.
Mascote revolucionário
Phryges, o mascote dos Jogos Olímpicos de Paris, foi inspirado no famoso barrete frígio, espécie de chapéu vermelho usado pelos republicanos franceses na época da Revolução.
Três vezes Paris
Esta é a terceira vez que Paris abrigará os Jogos Olímpicos. As duas anteriores foram em 1900 e 1924.
Modificações e novidades
Em comparação com Tóquio 2020, a única inclusão de um novo esporte é o Breaking. Além disso, Canoagem Slalom, Vela e Marcha Atlética ganharam novas provas.
Milhões aos vitoriosos
Pela primeira vez, uma federação internacional oferece prêmios em dinheiro em uma Olimpíada. A World Athletics, entidade que comanda o atletismo mundial, destinará US$ 2,4 milhões aos atletas que conquistarem medalhas de ouro.