Dolby Theatre - Foto: Getty Images
Dolby Theatre – Foto: Getty Images

Domingo (09.02) é o grande dia para os amantes do cinema, com a realização do Oscar 2020. A celebração prestigia os filmes de maior sucesso dos últimos 12 meses, com “Coringa” acumulando o maior número de indicações: 11.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

 

A lista de indicados também destaca uma série de marcos do ano, incluindo a Netflix, que se estabeleceu como uma concorrente séria aos prêmios, com 24 indicações no total, e Scarlett Johansson, duplamente indicada nas categorias de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante.

Da lista de apresentadores, indicados e artistas, a uma homenagem ao falecido Kobe Bryant, aqui está tudo o que você precisa saber sobre o Oscar 2020:

Quando e onde acontece o Oscar 2020?
A premiação será no domingo, 9 de fevereiro, no Dolby Theatre em Los Angeles.

Quem é indicado ao Oscar de 2020?

Foto: Warner Bros
“Coringa” – Foto: Warner Bros

O “Coringa” de Todd Phillips lidera a lista de indicados ao Oscar de 2020 com 11 categorias no total, incluindo melhor diretor, melhor filme e melhor ator para Joaquin Phoenix.

Foto: Divulgação
“História de um Casamento” – Foto: Divulgação

A Netflix solidificou seu lugar na corrida ao Oscar com um total de 24 indicações, muitas das quais foram para seus dois projetos mais celebrados: “O Irlandês”, de Martin Scorsese; e “História de um Casamento”, de Noah Baumbach.

Jojo Rabbit - Foto: Divulgação
Jojo Rabbit – Foto: Divulgação

No prêmio mais cobiçado da noite, as nomeações para melhor filme foram para “Ford x Ferrari”, “O Irlandês”, “Jojo Rabbit”, “Coringa”, “Adoráveis Mulheres”, “História de um Casamento”, “1917”, “Era uma vez em Hollywood” e “Parasita”.

Quem será o anfitrião do Oscar 2020?
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou em 8 de janeiro que o Oscar de 2020 não terá um anfitrião pelo segundo ano consecutivo.

A decisão da Academia de renunciar a um apresentador do Oscar em 2019 veio após semanas de controvérsia em torno da nomeação do comediante e ator Kevin Hart para sediar a cerimônia. Hart deixou o cargo pouco depois de assinar como apresentador devido ao ressurgimento de seus tweets homofóbicos dos anos anteriores.

Quem está apresentando o Oscar 2020?

Regina King - Foto: Mario Sorrenti/Harper's Bazaar
Regina King – Foto: Mario Sorrenti/Harper’s Bazaar

Como é tradição, os vencedores do Oscar do ano passado pelas categorias de ator – Rami Malek, Olivia Colman, Regina King e Mahershala Ali – voltarão para apresentar seus colegas de 2020.

Outras celebridades programadas para apresentar o Oscar 2020 são Timothée Chalamet, Gal Gadot, Mark Ruffalo, Kristen Wiig, Will Ferrell, Mindy Kaling, Penélope Cruz, Diane Keaton, Shia LaBeouf, Steve Martin, Keanu Reeves, Brie Larson e Spike Lee.

Haverá performances no Oscar 2020?

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Todas as cinco músicas originais indicadas serão apresentadas durante a cerimônia de premiação. Randy Newman toca “I Can’t Can’t You Throw Yourself Away” de “Toy Story 4”. Elton John canta “(I’m going) Love Me Again”, de “Rocketman”; e Cynthia Erivo canta “Stand Up”, de “Harriet”.

A atriz de “This Is Us”, Chrissy Metz, apresenta a música “I’m Standing With You”, de “Breakthrough”; e os músicos Idina Menzel e Aurora fazem performance de “Into the Unknown”, de “Frozen II”.

A Academia revelou no Twitter em 4 de fevereiro que Janelle Monáe também fará uma apresentação especial durante a cerimônia.

Vai ter homenagens?

Homenagem a Kobe Bryant em Los Angeles - Foto: Getty Images
Homenagem a Kobe Bryant em Los Angeles – Foto: Getty Images

A Academia vai fazer uma homenagem à estrela da NBA e vencedor do Oscar, Kobe Bryant, que morreu no dia 26 de janeiro de 2020 em um acidente de helicóptero. Bryant ganhou um Oscar em 2018 por melhor curta de animação para “Dear Basketball”.

O Oscar de 2020 também terá sua montagem “In Memoriam” para homenagear aqueles da indústria cinematográfica que faleceram no ano passado, como é tradição.

Leia mais:
Bafta: pretinhos fazem bonito no red carpet Britânico
Rosa, roxo ou vermelho: as cores que reinaram no Bafta
“Judy” é um mergulho no estilo ousado da cantora
Tudo sobre o estilo de Scarlett Johansson nos red carpets
Cinco celebridades para ficar de olho nos tapetes vermelhos