Marco De la Roche - Paulo Pedroso/divulgação
Marco De la Roche – Laura Zúñiga/divulgação

Por Laura Zúñiga

Foi com um jantar harmonizado no Paris Privê, ambiente reservado da Casa Julieta de Serpa, que a cachaça super premium Leblon deu boas-vindas ao seu mais novo mixologista global: Marco De la Roche. Com passagem pela vodca Absolut, pela tequila Sauza e dono do site Mixology News, De la Roche é um dos atuais expoentes da coquetelaria e mixologia brasileira.

A ação foi uma forma carioca de trazer a Leblon de vez para a Cidade Maravilhosa. Apesar do nome, sua destilaria fica em Patos de Minas, MG. Há 10 anos no mercado, a Leblon percebeu que conquistar prêmio após prêmio com seus lançamentos não é o suficiente para fidelizar o consumidor brasileiro, cada vez mais exigente: é preciso instigá-lo a brincar e experimentar novos consumos com a bebida.

Assim, eles estão conseguindo mudar a percepção do consumidor brasileiro e mostrar que cachaça pode ser, sim, uma bebida nobre. A branquinha é campeã de pedidos em bares dos EUA e Europa, em drinks com champanhe e vodca, então nada mais justo que os brasileiros se beneficiem em casa do seu carro-chefe.

Os drinks preparados com a Leblon surpreenderam pela afinada combinação com os ingredientes, normalmente reservados a outras bebida alcoólicas.

Caipirinha 1584 - Foto: divulgação
Caipirinha 1584 – Foto: divulgação

Harmonizando com pratos preparados pelo chef do Paris Gastrô, Thiago Flores, De la Roche criou coquetéis com toques brasileiros, como o Ô de Fashioned (versão brazuca do Old Fashioned, feito com whisky) e o Cashú (preparado com a cachaça Leblon Signature Merlet, envelhecida em barril de carvalho, somada a caju fresco e flor de sal).

No jantar, foi posto à prova o licor de açaí Cedilla, que veio acompanhando o prato principal. Preparado com a cachaça Leblon e um mix de cítricos e açaí, o Amazônia Bramble foi aprovado ao lado dos três acompanhamentos: peixe, carne e massa.

Durante o evento, conversei com a representante da marca no Rio, Eliana Martins, que me passou sua receita favorita de um drink rápido e refrescante para fazer em casa:

– Forrar uma taça de Bordeaux com 6 ou 7 lâminas de limão siciliano
– Despejar 70ml de licor Cedilla
– Adicionar 30ml a 40ml de Schweppes Citrus
– Pôr 3 ou 4 pedras de gelo.

Mãos à obra! Tim-tim, Leblon.