Jordanna Maia usa vestido e calça da Open, mangas e cachecol Raquel de Carvalho e sapatos Dolce & Gabbana – Foto: Guilherme Nabhan, com direção criativa de Leticia Haag, styling de Marcell Maia e set design de Lucas Teixeira

A Bazaar de agosto está mais instagramável do que nunca. A começar por nossas capas: Jordanna Maia, influenciadora das mais poderosas, reina no TikTok com seus vídeos curtinhos e bem amarrados, e acaba de entrar no metaverso. As americanas Lori Harvey, da marca de cosméticos SKN by LH, e Dixie D’Amelio, cantora e criadora de conteúdo que montou um império com seus vídeos e fotos divertidas nas redes sociais, dão personalidade ao editorial de moda da Burberry e completam o trio de capas que resume o tema desta edição sobre influenciadores. Dos GenZ, passando pelos millenials e desembocando nas babyboomers do Tik Tok, cabe todo mundo nesse universo, onde não há limites para criar, se soltar e (por que não?) lucrar.

Em Estilo, reunimos um time de influenciadores que realmente merecem nossas curtidas – usam moda com personalidade, garimpada com olhos de lince e com incontáveis referências. Nomes como Pam Barja, Luiza Malmann, Carol Lauriano e os meninos fashionistas Arthur Freixo e Vinicius Brum, que sabem ousar e promovem uma verdadeira batalha de looks contra o mais do mesmo nas redes. E se a moda deles é feita de achados, Bazaar te convida a um giro pelo País, fazendo uma seleção de produtos garimpados de norte a sul, que privilegiam a cultura e as matérias-primas locais.

Jordanna Maia usa jumpsuit Open, piercing Vivara e sapatos Louboutin – Foto: Guilherme Nabhan, com direção criativa de Leticia Haag, styling de Marcell Maia e set design de Lucas Teixeira

Em uma edição de influenciadores, não poderia faltar o fenômeno Julia Fox e sua relação com a Schiaparelli, que virou a it-marca do momento e alçou a atriz ao panteão das influencers com looks inusitados que não escapam das lentes dos papparazzi – e muito menos da nossa curiosidade. E quem resiste a dar uma espiada no TikTok para conferir a verdadeira vitrine viva de novos designers criativos? De lá que saíram os tops feitos de tênis que circulam por aí e muitas outras novidades incríveis.

Para entender um pouco mais sobre o porquê de o brasileiro ser tão apaixonado pelas mídias sociais, convidamos a especialista em influência digital, Bia Granja, a uma reflexão em nossa seção Em Foco: oportunidade de acesso ao mundo é a palavra-chave desse fenômeno. Que aliás, é uma roda em movimento acelerado. Tudo muda com a velocidade de um clique. Depois do sucesso das megainfluenciadoras com seus milhões de seguidores, a bola da vez está com as nanoinfluenciadoras. São elas que estão na mira das grandes marcas – pelo menos até a próxima trend.

A modelo Allana Brito usa Dior – Foto: Stéphanie Volpato, com styling de Raphaël Nicolas de Castro

No mundo off-line, vale a ida ao cinema para assistir o novo filme de Andrea Beltrão, conferir a exposição para lá de emocionante sobre a moda africana, e a arte de Judith Bernstein, no topo da vanguarda aos 80 anos, defendendo temas como direito ao aborto. Debate mais que necessário, em tempos de retrocesso. Trazemos ainda, em Fashionable, Helena Barbero, que abre a casa dos anos 1960 que reformou com o marido Felipe Protti, do studio Prototype. A foto dele com o fofíssimo Felix, de 4 meses, é nossa homenagem aos Pais neste mês de agosto.

E a moda segue com boas novidades nesta estação: comemoramos o retorno da Clements, que depois de uma pausa, volta a encantar com seus cashmeres. Antecipamos fotos inéditas da sua coleção Cruise 2023, que será desfilada em setembro, em Londres. A couture da Dior estampa mais uma de nossas capas, com os looks do Outono-Inverno 2022/2023, nos quais Maria Grazia Chiuri resgata as raízes da marca. E deixe-se influenciar pelo banho de moda de nosso editorial e capa internacional, com peças glamorosas que vão de peles a biquínis. Seasonless e para todos os corpos, como pede o mundo.

A modelo Leslie Sidora veste Prada – Foto: Ace Amir, com styling de Jahulie Elizalde e edição de moda at large de Filipa Bleck