A skatista Rayssa Leal usa look Louis Vuitton (boné com monograma da marca em rosa, jaqueta com o monograma em branco e fundo rosa e amarelo e anéis com fivelas), segurando skate preto com a palavra April (abril, em português) estampada embaixo

Na capa da Bazaar de julho de 2024, Rayssa Leal usa full look Louis Vuitton – Foto: Vavá Ribeiro, com direção criativa de Kleber Matheus, styling por Gi Macedo, beleza por Amanda Schon, set designer João Arpi, direção de arte Barbara Nudelman, retoque Gabriella Prata, coordenação Mariana Simon (KM Studio), produção executiva Zuca Hub e Eden Production, produtores responsáveis Claudia Nunes e Marc Edenburg, produção de moda e assistentes de styling Gabriela Fabosa, Luigi Torelli e Duda Zanetti, assistentes de foto Naelson Castro e Gabriel Yoneya, assistente de beleza Juliane Pasel, assistente de produção Caio Nogueira e Carol Rabelo, e camareira Iara Correa

Enquanto produzíamos essa edição que, como não poderia deixar de ser, tem as Olimpíadas como mote principal, as coleções masculinas de Outono-Inverno 2025 e a alta-costura desfilavam em Paris. A polarização, que está partout, também apareceu nas passarelas e inflamou, não só as discussões em torno da dança das cadeiras da moda, nesse caso específico, como os looks de casas consagradas, que causaram furor, para o bem e para o mal.

Barbara Valente usa full look Miu Miu – Foto: Pedro Napolinario, com direção criativa de Kleber Matheus, styling por Carlos Esser, Beleza por Suy Abreu com produtos Dior, cabelo por Shady Jordan, set designer Kilter Paz, direção de arte Victor Endo (KM Studio), retoque Bruno Rezende, coordenação Mariana Simon (KM Studio), produção executiva Zuca Hub e Eden Production, produtores responsáveis Claudia Nunes e Marc Edenburg, produção de moda e assistentes de styling Pedro Mendes e Rafael Ourives, assistentes de foto Rafael Monteiro e Flávio Lucas, assistentes de beleza Rodrigo Resende e João Casatti, assistentes de produção Caio Nogueira e Carol Rabelo, camareira Eliana Amaral e manicure Rose Luna

De certo modo, as críticas de espanto, muitas vezes negativas ao redor de Demna Gvasalia, diretor criativo da Balenciaga, roubaram a tocha, ops, a cena, fazendo valer a máxima fale mal, mas fale de mim. Exageros inesperados, uso de materiais improváveis e acessórios construídos a partir de elementos banais deslocados de suas funções de origem, trouxeram para a moda o conceito dos ready-made de Duchamp de forma jocosa e surpreendente. Nesses quesitos, Demna se supera a cada estação, para o pavor dos conservadores de plantão. O diretor criativo dá show de deboche e audácia e quando afirma que ninguém precisa mais de alta-costura é porque desconstruiu os códigos que a envelopam e a adequou visualmente para o high street style, sempre com forte pegada esporte, claro, mas, sem por isso perder os shapes eternizados pelo criador da marca.

Ingrid Silva usa full look Stella McCartney – Foto: Marcelo Krasilcic, com direção criativa de Kleber Matheus, styling de Haidee Findlay Levin, cabelo por Junya Nakashima, maquiagem por Devra Kinery, retoque LLS Retouching, coordenação Mariana Simon (KM Studio), produção executiva Zuca Hub, produção de moda e assistente de styling Renaldo Tiveira Nunez, assistentes de foto Edel Kelly

Na contramão desse fashionismo voraz, Chanel segue impecável, porém sem correr riscos. A verdade é que o desfile apresentado no Ópera de Paris, mesmo sem a diretora criativa, Virginie Viard, e sem substitutos à vista até o momento, manteve os preceitos da maison intactos, para alívio até dos mais ansiosos pela mudança. Afinal, não será tarefa fácil ressignificar essa elegância centenária. A saída da pupila de Karl, depois de 37 anos de casa, certamente é um divisor de águas na história da moda, marca o fim de uma era.

Maria Paula Maia usa full look Cutter Jeans na capa digital da Harper’s Bazaar Brasil de julho de 2024 – Foto: Igor Reis, com direção criativa de Kleber Matheus, styling por Gabriel Binow, beleza por Jonatan Gaio, direção de arte Barbara Nudelman (KM Studio), retoque Produtora @remo_studios, coordenação Mariana Simon (KM Studio), produção executiva Zuca Hub e Eden Production, produtores responsáveis Claudia Nunes e Marc Edenburg, produção de moda e assistentes de styling Renata Bottino e Giovana Neves, assistentes de foto Carlos Ximenes, Victor Cazuza e Acácio, assistente de produção Caio Nogueira e Carol Rabelo, camareira Iara Correa e manicure Sonia Lima

Curioso que a última Olimpíada sediada em Paris foi em 1924, ano em que Coco, Mlle Chanel, em um ato revolucionário, criou o tailleur de tweed, tecido até então usado só por homens em caçadas e cavalgadas e outros esportes. E aquilo era só o começo. Há 100 anos, moda e esporte caminham juntos. Mas, naquele ano, apenas 5% eram atletas mulheres. Nessas Olimpíadas, haverá paridade entre os gêneros. Que as árduas conquistas ao longo dessa longa jornada sejam honradas e abram caminhos para mais conquistas nesse atual mundo de incertezas em que vivemos, não só na moda. No mais, boa sorte Brasil, boa sorte Rayssa, a fadinha da edição.