Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

As plantas tem um incrível poder de transformar os ambientes. Em tempos de home office, elas podem ajudar a estimular criatividade, produtividade e, principalmente, relaxar a mente – além de purificar o ar, aumentar a imunidade e diminuir o estresse. Afinal, não está sendo um período fácil e, por isso, é o momento de investir em qualidade de vida e plantas e flores podem despertar mais ânimo e bem estar.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

“Muitas espécies ajudam no controle da ansiedade, estimulam nossa criatividade e produtividade, além de melhorar a qualidade do ar e do sono”, afirma Juana Martinez, florista parceira do e-commerce Flores Online. A especialista criou uma lista de quais plantas e flores são indicadas para melhorar o ambiente do home office.  Veja:

Cactos e suculentas

Charmosas e de várias espécies, ela tem o poder de estimular a criatividade. Extremamente fáceis de se cuidar, essas plantas não dão trabalho e são perfeitas para quem é iniciante nesta área ou não tem muitas habilidades com flores.

Lírios

Com a sua beleza e o seu perfume, estas flores trazem um ótimo papel ao estimular a criatividade, além de trazer mais cor ao ambiente de trabalho. Com alguns arranjos e vasos espalhados, e possível usar e abusar para deixar a casa e o escritório mais alegres e contagiantes.

Espada de São Jorge

Uma planta versátil e que combina com qualquer ambiente, ela é conhecida por ser um grande filtro do ar, retirando substâncias tóxicas que causam irritações nos olhos, boca, garganta, além de dores de cabeça. Sua manutenção é simples de ser feita e ela é indicada para pessoas que não têm muito tempo para cuidar das plantas.

Alecrim

Muito utilizado na gastronomia, o alecrim é uma ótima opção para se ter em ambientes onde se trabalha. Isso porque o aroma do óleo desta planta ajuda a melhorar as funções cognitivas, como a memória. Basta passar as mãos sobre suas folhas e ramos floridos para sentir o perfume que ajuda a manter o foco e a memorizar a atividade desenvolvida naquele momento.

Dracena

A dracena pode absorver dióxido de carbono dos ambientes, o que deixa o ar mais fresco e, consequentemente, nos torna mais concentrados e produtivos. Ela também auxilia na umidade e filtra substâncias tóxicas reduzindo a fadiga.

Gérbera

Assim como a dracena, a gérbera absorve dióxido de carbono e emite maiores taxas de oxigênio à noite. Isso significa que com esta flor, você pode dormir melhor, o que contribui para se manter ativo e concentrado no dia seguinte. Por isso, o ideal é que ela fique dentro do quarto, desde que o local seja arejado e tenha incidência de sol.

Gardênia

Este é o tipo de flor que exige mais cuidados por ser uma planta muito delicada e que necessita boa iluminação, mas sem luz solar direta para não queimar suas folhas. Ela exala um aroma que libera um efeito sedativo, ideal para o alívio da ansiedade e também para melhorar a qualidade do sono.