Foto: Divulgação

Atire a primeira pedra quem nunca escutou frases como “devemos ser gratos mesmo diante das dificuldades”, “há males que vêm para o bem” ou “pelo menos você tem saúde”. Esses são apenas alguns exemplos clássicos que são ditos nos momentos de desabafo. Mas você já parou para pensar por que as pessoas insistem em tentar sempre enxergar o lado bom das coisas?

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Isso nem sempre é algo ruim, até porque o ser humano é motivado pelas recompensas e realizações. Contudo, buscar constantemente a felicidade é como andar em círculos – você não vai sair do lugar. O mesmo vale para quem tenta o tempo todo ser positivo. O que era para ser algo bom acaba se tornando tóxico por te obrigar a rejeitar as emoções negativas.

Aprender a lidar com os sentimentos exige esforço, cuidado e interesse. Talvez por isso nem todos se arrisquem a aceitar e entender o que sentem. Mas fugir das emoções não é, definitivamente, a resposta. A vida é feita de altos e baixos, e não admitir os momentos tristes cria apenas uma falsa sensação de positividade.

Essa onda de gratidão também conhecida como “Good Vibe Only” vem crescendo nos últimos anos, impulsionada pelo uso das redes sociais. Já reparou que ali a vida parece ser perfeita? Mas, infelizmente, não é, e, a partir do momento em que as pessoas se deixam levar por essa impressão e começam a comparar suas vidas, a saúde mental do indivíduo é impactada.

Pergunte a qualquer profissional formado em uma faculdade de psicologia e ele te dirá que está tudo bem não se sentir bem e que negar a realidade não é o caminho para melhorar. E isso vale não apenas para quem utiliza a positividade tóxica em si, mas também para aqueles que acabam praticando com os outros.

O comportamento adotado enquanto ouvinte também pode afetar a maneira com que o outro lida com sentimentos. Buscar continuamente o lado bom das situações negativas contribui com a perda da capacidade de sermos bons ouvintes. Em vez de dizer coisas como “não pense assim” ou “olhe por esse lado”, procure dar atenção, saber escutar e mostrar que está ali.

Praticar e ter alguém que pratique conosco virtudes como essas melhora as relações humanas. Está tudo bem não estar bem. Mas, caso você não consiga lidar com seus sentimentos ou só tenha sentimentos negativos, conte sempre com a ajuda dos psicólogos. Cuidar da saúde mental é fundamental para uma boa qualidade de vida.