Charlotte cercada de seus familiares durante a comemoração dos 90 anos da rainha Elizabeth II - foto: gettyimages
Charlotte cercada de seus familiares durante a comemoração dos 90 anos da rainha Elizabeth II – foto: gettyimages

Nesse sábado (11.06), a família real inglesa está reunida para comemorar os 90 anos de idade da rainha Elizabeth II. E é claro que toda atenção está voltada para a princesa Charlotte, já que esse é o primeiro compromisso oficial da princesa, que completou um ano de idade no mês passado.

Nessa manhã, a pequena apareceu no balcão do palácio de Buckingham ao lado de seu irmão, o príncipe George, seus pais, Kate Middleton e William, seu tio, Harry, o avô, Charles, e os bisavós, a rainha e o príncipe Phillip.

Como toda bebê, ela fez graça e brincou com seu irmão, que estava adorando acenar para a população e não queria entrar novamente na residência real.

Uma pergunta muito comum que surge com essa celebração é por que a rainha faz festa hoje, se nasceu em abril. Esta é uma tradição que tem origens no reinado de George II e está diretamente relacionada ao clima britânico.

A rainha Elizabeth II nasceu em abril, mas, como todo monarca inglês, tem a chance de celebrar a data oficialmente em junho, quando já é primavera - foto: gettyimages
A rainha Elizabeth II nasceu em abril, mas, como todo monarca inglês, tem a chance de celebrar a data oficialmente em junho, quando já é primavera – foto: gettyimages

O Rei George nasceu em novembro de 1727.  Como é inverno, esse mês não é a melhor época do ano para se fazer uma parada de aniversário na Inglaterra. Por este motivo, foi dado a ele um segundo aniversário oficial na primavera para que, assim, com alguma sorte, fizesse sol.

Desde então, o monarca coroado é autorizado a ter um segundo aniversário nessa estação do ano. Todo mês de junho, o aniversário oficial da rainha é marcado com a parada Trooping the Colour, uma comemoração militar feita pela guarda real, que permite que ela inspecione suas tropas, antes de vê-los marchar do balcão do Buckingham Palace. Foi o que aconteceu hoje!

Leia mais: Aniversário da rainha: 34 coisas que você não sabe sobre Elizabeth II
Aniversário da rainha: na cozinha com Elizabeth II
Aniversário da rainha: conheça 10 regras do protocolo de Elizabeth II
Aniversário da rainha: a vida de Elizabeth II em fotos