Rainha Elizabeth II: 15 curiosidades sobre a monarca
Foto: Reprodução/Instagram/@theroyalfamily

Reino Unido está em festa nesta quinta-feira (21.04): a rainha Elizabeth II está completando 96 anos. A monarca há mais tempo à frente da Coroa é uma das figuras públicas mais comentadas do mundo – e haja notícias, séries e filmes para tentar contextualizar os interessados na família real sobre o universo.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Mas nem tudo o que é veiculado é verdade e há muitos segredos que rondam o Buckingham Palace. Para celebrar o aniversário da rainha – e matar a curiosidade de quem gosta do assunto -, a Bazaar separou 15 curiosidades sobre a trajetória profissional e pessoal de Elizabeth. Veja:

Ela serviu na Segunda Guerra Mundial

A rainha Elizabeth II fez parte do Serviço Territorial Auxiliar, em 1945, onde foi treinada para ser mecânica. A monarca foi a primeira mulher pertencente à família real ajuntar-se aos Serviços Armados como um membro ativo em tempo integral.

Neste período, ela aprendeu a dirigir

Foi durante seu tempo no exercíto que a rainha aprendeu a dirigir, em 1945. Ocasionalmente, a monarca ainda pode ser vista dirigindo seus carros preferidos, um Range Rover ou um Jaguar.

Rainha Elizabeth II: 15 curiosidades sobre a monarca
Foto: Reprodução/Instagram/@theroyalfamily

Ela conheceu o príncipe Philip Quando tinha oito anos

Mesmo tendo frequentado diversos eventos quando eram crianças, rainha Elizabeth II e príncipe Philip se conheceram oficialmente em 1934 – quando ela tinha oito anos e ele tinha 13 -, durante o casamento da princesa Marina, da Grécia, e do príncipe George, duque de Kent.

Ela teve mais de 30 Corgis

A paixão da rainha por cachorros da raça Corgi não é nenhuma novidade e seus companheiros podem ser sempre vistos ao seu lado. Ao longo dos anos, a monarca foi tutora de mais de 30 cães.

O príncipe George a chama de Gan-Gan

Em entrevistas, Kate Middleton contou que seu filho mais velho, o príncipe George, a chama de Gan-Gan. Segundo o site PopSugar, o termo é uma “designação que gerações da realeza usam para descrever suas bisavós”.

Rainha Elizabeth II: 15 curiosidades sobre a monarca
Foto: Reprodução/Instagram/@theroyalfamily

Ela recebe cerca de 70 mil cartas por ano

Diariamente, a rainha recebe de 200 a 300 cartas e escolhe algumas para ler, que são respondidas por membros da sua equipe. “A rainha recebe quase toda a sua correspondência diariamente por um de seus secretários particulares e se interessa muito pelas cartas que recebe”, conta o site oficial da realeza.

Ela comemora dois aniversários

Apesar de ter nascido no dia 21 de abril de 1926, a rainha Elizabeth II tem dois aniversários. O primeiro é comemorado no verdadeiro dia do seu nascimento e um segundo dia foi classificado como seu aniversário “oficial”, quando o clima está melhor para a parada “Trooping the Colour” – que neste ano acontecerá no dia 2 de junho. Esta tradição foi iniciada em 1748, no reinado do rei George II.

Ela tem um poeta pessoal

A rainha tem um “Poeta Laureado” oficial, que é uma posição honorária indicada pelo monarca do Reino Unido. Carol Ann Duffy foi nomeada a primeira mulher Poeta Laureada, em 2009. Ela costuma escrever poemas para eventos reais especiais, como o casamento de Kate Middleton e do príncipe William ou o 60º aniversário da sua coroação como rainha.

Rainha Elizabeth II: 15 curiosidades sobre a monarca
Foto: Reprodução/Instagram/@theroyalfamily

Sua coroa quebrou no dia do seu casamento

A tiara que a rainha Elizabeth II usou para se casar foi feita em 1919, para sua avó, a rainha Mary. No dia do seu casamento, uma cabelereira estava prendendo o véu com a tiara quando a armação de metal se partiu. Dizem que a Rainha-Mãe disse a sua filha: “temos duas horas e existem outras tiaras”.

Ela toma uma taça de champanhe todas as noites

Margaret Rhodes, prima de Elizabeth, contou ao The Independent sobre o hábito de consumo de bebida alcóolica da rainha. “Ela bebe gim e Dubonnet antes do almoço, com uma rodela de limão e muito gelo. Ela toma vinho junto com o almoço e bebe um dry martini e uma taça de champanha na parte da tarde”, afirma Margaret.

Sua bolsa é usada para sinalizar sua equipe

Repare nas fotos: a rainha nunca é vista sem sua bolsa e ela não é usada apenas para carregar seus itens pessoais, já que Elizabeth usa o acessório para sinalizar sua equipe. Boatos dizem que se ela coloca sua bolsa em cima da mesa, isso significa que ela quer ir embora em cinco minutos. Se ela coloca sua bolsa no chão, significa que ela não está gostando da conversa e que gostaria de ser resgatada.

Ela é dona de todos os cisnes e golfinhos das águas do Reino Unido

Tecnicamente, todos os cisnes e golfinhos das águas do Reino Unido pertencem à rainha. “No início do século XII, a Coroa reivindicou a propriedade de todos os cisnes do país, porque os pássaros eram altamente valorizados como uma iguaria em banquetes e festas”, afirma a Reader’s Digest.

Além disso, um estatuto de 1324 afirma “o rei também terá baleias e esturjões capturados no mar ou em qualquer outro lugar dentro do reino”. Este estatuto é válido até hoje e baleias e golfinhos são conhecidos como “peixes reais”.

Ela estudou história constitucional e direito

A rainha recebeu lições em casa dos melhores tutores britânicos (incluindo o vice-reitor da Eton College), quando estudou história constitucional e direito para se preparar para seu futuro papel. Ela também aprendeu religião com o arcebispo de Canterbury.

Ela fala francês fluentemente

A rainha Elizabeth II aprendeu a falar francês quando era jovem, com governantas francesas e belgas. Ela frequentemente fala na língua de um país quando o visita e chocou muitos quando fez um discurso no banquete de Estado de 2014 em francês. “É uma habilidade que tem ajudado a rainha, pois muitas vezes ela precisa usar o idioma quando fala com embaixadores e chefes de estado de países de língua francesa e ao visitar áreas de língua francesa do Canadá”, afirma o site oficial da família real.

Ela organizou o primeiro evento para mulheres do Buckingham Palace

Em 2004, a rainha organizou um almoço chamado “Women of Achievement”, no Buckingham Palace. O evento foi o primeiro destinado apenas a mulheres que ocorreu no palácio. Especialistas em política, moda, negócios e artes foram convidadas para a ocasião e nomes como Charlotte Church, Twiggy, Marjorie Wallace e Kate Moss estavam entre as presentes.