Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Lapo Lazzati, um dos sócios e fundador do Vya – delivery de comida consciente em São Paulo, revelou para a Bazaar a receita de um dos pratos mais pedidos da casa: nhoque de mandioquinha com ragu de cogumelos, cebola assada e manjericão. Anote:

 

Ingredientes para o nhoque de mandioquinha:  

Mandioquinha, ovos, farinha, sal, azeite, pimenta e noz-moscada, shimeji, pimenta do reino e caldo de legumes.

Modo de preparo do nhoque:

Cozinhe as mandioquinhas e as batatas sem casca em água salgada até que fiquem macias a ponto de purê. Escorra as mandioquinhas e batatas. Esprema usando um garfo ou amassador de batatas, volte a polpa para o fogo baixo para “secar”, mexendo sempre para não queimar, tempere com pimenta, sal e assim que começar a grudar no fundo da panela deligue o fogo. Adicione a farinha aos poucos e misture bem até a massa ficar firme e sem grudar nas mãos. Em uma mesa enfarinhada com farinha de trigo e com as mãos umedecidas em água faça rolinhos (cobrinhas) e corte os quadradinhos, lembrando sempre de enfarinhar a mesa a cada rolinho.

Molho:

Refogue a cebola e os cogumelos no azeite até tudo ficar bem caramelizado. Adicione o molho de soja e o caldo de legumes e deixe cozinhar a fogo brando durante 20 min. Seu molho deve ficar com um aspecto levemente espesso.

Como preparar as cebolas assadas: 

Descasque e corte as cebolas no meio. Asse durante 30 min em uma temperatura de 220 graus.

Como cozinhar o nhoque:

Encha uma panela com água e sal e deixe levantar fervura, adicione os nhoques aos poucos e assim que eles subirem para a superfície retire-os da água, ou se desejar mais macio tire no ponto que desejar. Monte o prato com o nhoque, molho as cebolas assadas. Desfolhe um pouco de manjericão fresco e aproveite.