Por Camilla Bello
Sopa no jantar pode ser uma ótima pedida, principalmente se preparada com a técnica correta e com uma combinação ideal de ingredientes – que a deixará mais nutritiva, sem perder a textura e a cremosidade. Ah, isso sem contar que elas são deliciosas, têm poucas calorias, e carregam – literalmente! – um gostinho de casa de mãe ou vó, né?!
A LivLight, empresa focada em dietas personalizadas e nutrição gourmet, tem algumas opções em seu menu de inverno. Para as leitoras da Bazaar, a marca entrega suas receitas e ainda deixa a dica: “A última refeição do dia pode ser leve e rica em nutrientes, já que o nosso metabolismo diminui próximo a hora de dormir e o organismo não necessita de tanta energia para funcionar”, conta a nutricionista Maria Cecília Corsi.
Leia mais: Cinco receitas de águas aromatizadas para você reproduzir agora mesmo!
Pegue seu bloquinho e anote os ingredientes abaixo:

Sopa de palmito com presunto magro
Ingredientes:
1 cebola pequena ralada
1 xícara de café de caldo de legumes caseiro ou 0% de gordura diluído em água
1 litro de leite desnatado
1 colher de chá de amido de milho
1 colher de sobremesa de farelo de aveia
Sal a gosto
200g de Palmito em conserva picado
1 colher de sopa de requeijão 0% de gordura
8 fatias de presunto magro
Modo de fazer:
Em uma panela antiaderente coloque a cebola picada e refogue acrescentando caldo diluído para não queimar.
Acrescente o leite desnatado, a aveia e o amido de milho, mexendo sempre até engrossar. Ajuste o sal e junte o palmito picado. Deixe ferver por dois minutos sem parar de mexer e por último coloque o requeijão para dar mais cremosidade. Sirva a sopa de palmito acompanhada de fatias de presunto.
Rendimento: 4 porções / Tempo de preparo: 20 minutos /Calorias por porção: 170 Kcal
Leia mais: Que tal organizar um petit comité com um menu especial? Aqui tem ótimas receitas!

Creme de abóbora com camarão
Ingredientes:
500 gramas de abóbora descascada e cortada em cubos
700 ml de água
1 cebola
1 colher de sopa de caldo de legumes em pó 0% de gordura
4 colheres de café de requeijão light
200 gramas de camarão médio rosa
1 colher de sopa de azeite extra virgem
1 colher de sobremesa de salsa picada
1 colher de sopa de raspa de limão siciliano
Modo de Fazer:
Numa panela coloque a água, a abóbora, a cebola e o caldo, deixe cozinhar. Bata tudo no liquidificador até formar um creme.
Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque a cebola picada para secar em seguida o azeite e deixe dourar, acrescente os camarões e mantenha o fogo alto, por fim junte a salsa e desligue. Coloque uma concha e meia do creme em um prato fundo, em seguida 1 colher de café do requeijão e por fim dois a três camarões, salpique com a raspa de limão siciliano e sirva em seguida.
Rendimento: 4 porções / Tempo de preparo: 50minutos / Calorias por porção: 210 Kcal
Leia mais: 8 Receitas deliciosas assinadas por chefs estrelados!

Creme de brocólis com tomate
Ingredientes:
1 unidade de brócolis
1 xícara de chá de caldo de legumes caseiro ou 0%de gordura diluído
1 litro de leite desnatado
1 colher de sopa cheia de requeijão light
1 colher de sopa cheia de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de farelo de trigo
1 colher de chá cheia de aveia em flocos finos
1 colher de sobremesa rasa de margarina light
1 unidade de cebola pequena
Sal
2 tomates sem pele e sem semente cortados em cubos pequenos
Folhas de salsa a gosto
Modo de Fazer:
Em uma panela coloque o caldo de legumes diluído e o brócolis e deixe cozinhar por 7 minutos ou até que estejam macios. No liquidificador bata metade dos brócolis com o leite, o requeijão, a farinha e o farelo. Na mesma panela coloque a margarina light e a cebola ralada e deixe refogar. Acrescente a mistura do liquidificador com o restante do caldo do cozimento dos brócolis. Deixe em fogo brando por 7 minutos mexendo sempre para não grudar no fundo da panela e ajustar o sal. Acrescente a outra metade dos brócolis cozido e picados e os tomates em cubos. Enfeite com folhas de salsa e sirva quente.
Rendimento: 4 porções / Tempo de preparo: 50minutos / Calorias por porção: 183 Kcal
Leia mais: Chef Vinícius Rojo dá as dicas de restaurantes que são hotspots europeus

Creme de cenoura com rúcula
Ingredientes:
1 cebola pequena sem casca cortada em quatro
700ml de caldo de legumes caseiro
500grs de cenoura cortada em rodelas
1 colher sopa de requeijão light
Sal a gosto
3 colheres sopa de azeite
1 xícara de chá de rúcula rasgada
Modo de fazer:
Em uma panela coloque a cebola, caldo de legumes e a cenoura. Deixe cozinhar até que as cenouras fiquem macias. Separe 1 pires de chá das cenouras e reserve. O restante leve ao liquidificador e bata até formar um creme, acrescente o requeijão e bata por mais um minuto. Volte na panela, acerte o sal e deixe ferver por mais 1 minuto. Coloque uma concha da sopa no prato em seguida coloque um punhado das cenouras cozidas. Regue com uma colher de azeite e enfeite com a rúcula. Sirva em seguida.
Rendimento: 3 porções / Tempo de preparo: 20 minutos /Calorias por porção: 135 Kcal
Leia mais: Drinks by the pool: receitas para refrescar e animar o seu verão

Sopa de tomate e beterraba:
Ingredientes:
3 unidades de beterraba descascada
1 litro de água
1 unidade de cebola ralada
2 colheres de sopa de Azeite extra virgem
3 unidades de tomate sem pele e sem semente, cortado em cubos
1 copo de 400 ml de Leite desnatado
2 colheres de sopa de Requeijão light
Sal a gosto
Modo de Fazer:
Coloque as beterrabas em uma panela com 1 litro de agua e cozinhe até que estejam macias. Escorra, corte em cubos e reserve. Em uma frigideira antiaderente refogue a cebola com o azeite extra virgem e os tomates em cubos. Acrescente a beterraba e refogue por 1 minuto. Leve para o liquidificador e bata com o leite e o requeijão. Retorne para panela e deixe ferver por 3 minutos. Ajuste o sal e sirva com um fio de azeite.
Rendimento: 2 porções / Tempo de preparo: 50minutos / Calorias por porção: 168 Kcal
Em tempo: já nos segue nas redes sociais? Instagram (@BazaarBR) e Facebook (@BazaarBR)