Tradicionalmente, os almoços da Sexta-Feira Santa e Páscoa sempre são repletos de menus bem elaborados e muita fartura. Pratos com frutos do mar, peixes e cordeiro são destaques nessas datas. Para apresentar as influências durante as celebrações no Brasil, Itália e Grécia, alguns chefs renomados revelam receitas especiais pra você se arriscar na cozinha e preparar deliciosas refeições para os próximos feriados, dias 30/3 e 1/4.

Laghetto Stilo – Foto: Divulgação
Salmão ao Molho Bisque, do chef Maximiliano Maciel, do Hotel Laghetto Stilo Barra Rio
Ingredientes:
1 kg de salmão limpo sem espinha e em posta
Sal a gosto
Azeite
Molho bisque:
Cabeças de camarão/ lagosta ou peixe
3 dentes de alho
1 cenoura
1 cebola picada
1 talo de aipo
100ml de extrato de tomate
50 ml de conhaque
200ml de vinho branco
400 ml de creme de leite
200ml de leite
50g Farinha de trigo
Azeite
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo do peixe:
Limpar o salmão, temperar apenas com sal, untar uma forma com azeite e levar o salmão ao forno por aproximadamente 12 minutos a 180º C
Modo de preparo do molho:
Em uma panela colocar um fio de azeite e refogar as cabeças de camarão, em seguida adicionar o alho, cebola, cenoura e aipo, deixar refogar. Depois adicione o extrato de tomate, coloque o conhaque e deixe flambar, em seguida adicione o vinho branco e deixe cozinhar um pouco para reduzir o álcool. Diluir a farinha de trigo no leite e adicionar a panela, adicione também o creme de leite, sal e pimenta a gosto, tampe a panela e deixe refogar por uns 20 minutos. Depois passe por um chinois para peneirar. Volte a fogo baixo por uns 5 minutos e está pronto para jogar em cima do salmão.
Serve 5 pessoas

Moussaka – Foto: TomasRangel
Receita Moussaka, da chef Carolina Perez do restaurante Vokos
Ingredientes:
3 batatas
6 berinjelas
300g Alcatra moída
300g Cordeiro picado bem pequenininho
200g Queijo Feta
100g Parmesão
200g Mussarela
2 conchas de Molho branco (leite, manteiga, farinha e sal)
2 conchas de Molho de tomate
Para o molho vermelho: Tomilho, alho cebola e canela em pó.
Refogue as carnes com cebola, alho, sal e hortelã
Pré aqueça o forno a 250ºC por 15min.
Monte o prato como uma lasanha:
Cortar as batatas e as berinjelas em finas lâminas. Forrar toda assadeira com as laminas finas de batata, comece a cobrir com a carne, mussarela, molho vermelho e berinjela, intercalando sempre.
Acrescente parmesão e feta ralado. Finalize com uma concha de branco e 1 concha de molho de tomate. Cubra com alumínio. Leve ao forno por 30min. Depois retire o papel alumínio e finalize no forno por mais 15min.
Este prato serve de quatro a seis pessoas.

Tortino de chocolate – Foto: TomasRangel
Tortino de chocolate, do chef Rudy Bovo do Oliva Trattoria Mediterrânea
Ingredientes:
– 300gr de chocolate meio amargo
– 250gr Manteiga sem sal
– 170gr de açúcar refinado
– 100gr de farinha de trigo
– 5 gemas ovo
– 5 ovos
Modo de preparo:
-Derreter o chocolate em banho maria com manteiga
-Bater as claras, acrescentar as gemas, a farinha de trigo acrescentar o chocolate e a manteiga sem sal, colocar em forminhas
– Levar ao forno em 180º C
– Finalizar com chocolate derretido e frutas