Redes sociais como influencers: tire fotos profissionais com celular

Simples medidas podem tornar suas imagens ainda mais elaboradas e produzidas

by redação bazaar
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Com a tecnologia avançada, ficou muito mais fácil tirar fotos realmente matadoras com apenas um smartphone. Cada marca possui uma característica e se vanglorisa de ter os melhores recursos, mas a verdade é que os celulares intermediários e avançados já possuem uma boa qualidade de imagem, independentemente do modelo escolhido. Se você quer fazer fotos amadoras, mas, ao mesmo tempo, com cara de profissionais, existem algumas dicas para aperfeiçoar seu lado artístico.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

De fato, boas técnicas ajudam ao produzir conteúdo para as redes sociais. Um dos aspectos mais importantes, contudo, está consigo mesmo. Para fotografar, é necessário ter algum sentimento pelo objeto fotografado ou por aquele momento específico. Muitos dos melhores cliques são feitos de forma intuitiva – portanto, explore a criatividade e coloque os sentimentos na receita.

Agora, vamos para algumas dicas mais técnicas. Testar é importante, e isso pode ser feito tomando como base as diferentes distâncias entre você e o objeto fotografado. Se a câmera ficar próxima ou longe demais, isso pode estragar o resultado final. Outra questão muito importante é o foco. Por este motivo, o ideal é deixá-lo no modo manual. O foco automático pode ser ideal para algumas situações mais amadoras, mas a verdade é que ele pode considerar como plano principal um objeto ou uma pessoa que você não gostaria naquele momento. Para testar o que categorizamos como sentimento e criatividade, exercite tirar várias fotos e explorar diferentes ângulos. Com isso, aumentam-se as chances de sair diferentes possibilidades.

Use as duas mãos. Isso pode parecer óbvio, mas não é. Se não for uma selfie, o recomendado é estabilizar o celular o máximo possível, e isso é difícil de ser feito apenas com uma mão. Com as duas, o risco de ter uma imagem tremida diminui drasticamente. É por este motivo também que fotógrafos profissionais usam acessórios diversos, incluindo tripés e estabilizadores.

Para fotógrafos amadores, também pode ser uma ótima ideia comprar kits básicos de fotografia. Eles são vendidos por lojas especializadas e podem ser encontrados facilmente pela internet. É possível adquirir bons conjuntos de iluminação, tripés, diferentes tipos de suportes e de lentes – que dão um efeito diferente para as imagens. As lentes, tanto do celular, como as extras compradas por você, merecem muita atenção. Riscos e poeira podem danificá-las, prejudicando a qualidade da imagem.

Uma dica muito importante para ter mais opções é tirar imagens na horizontal. Essa medida é importante até mesmo para editar as fotos posteriormente. Para realmente dar atenção ao objeto principal fotografado, tenha cuidado com o cenário. Um objeto ou pessoa pode tirar todo o foco principal da imagem. Portanto, preste atenção no enquadramento e decida por aquele que mais lhe agrada.

Por fim, use aplicativos com controles manuais, principalmente se você já tem um certo conhecimento de fotografia. Os apps nativos na função automática são úteis para tirar fotos mais rápidas e espontâneas, mas se o objetivo é fazer algo mais produzido e elaborado, é melhor ajustar manualmente os controles.

Leia mais:
Bolsa de valores: modelos da vez para cada signo
Grife cria moletom sem tecido e cobra R$ 3,5 mil por ele
Maison Margiela sugere nova forma de carregar o smartphone
Startup cria óculos de sol que substitui fones de ouvido