Retrospectiva 2018: o que foi notícia na moda e nas artes em março

Mês foi marcado pela morte do estilista Hubert de Givenchy, aos 91 anos

by Carol Hungria
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A notícia que mais marcou o mundo da moda em março de 2018 foi, sem dúvida, a morte o estilista Hubert de Givenchy, aos 91 anos, no dia 12.03. Criador da icônica maison que leva seu sobrenome, a Givenchy, ele deixou um legado eterno de elegância ao mundo fashion.

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Em uma medida radical e ecofriendly, a Versace anunciou que deixaria de usar peles animais em suas coleções. A declaração foi feita pela própria Donatella Versace em uma entrevista para a revista “The Economista 1843”. “Pele? Estou fora disso. Eu não quero mais matar animais em nome da moda. Isso não me parece mais certo”, disse a estilista.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com apenas 19 anos, Jaden Smith, filho dos atores Will e Jada Pinkett Smith, já é uma estrela. O jovem, que possui um estilo marcante e único e brilhou na campanha da Louis Vuitton, anunciou em março sua linha de jeans sustentáveis em parceria com a G-Star Raw.

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Nascida em Fortaleza, no Ceará, a new face Sarah Berger foi uma das recordistas brasileiras na temporada de moda internacional, que acabou no dia 06.03, em Paris. A modelo desfilou para 17 grifes, como Dolce & Gabbana, Valentino, John Galliano, Hermès, Loewe, Chanel, Maison Margiela, Bottega Veneta, Elie Saab, Giambattista Valli, Rochas, Dries Van Noten, Jil Sander, Gucci e Carolina Herrera, entre outras.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O ateliê da estilista Isabela Capeto pegou fogo no dia 27.03. “Foi (uma cena) impressionante. Perdi todas as modelagens, os tecidos, os aviamentos. Três salas foram totalmente destruídas. Mas a sala em que estava meu acervo se manteve praticamente intacta e também uma caixa com retalhos e algumas jaquetas. Peças da nova coleção que estavam sendo bordadas fora também se salvaram”, contou a designer em entrevista à Bazaar.

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Depois de 17 anos em parceria com a Kering, Stella McCartney decidiu recomprar a participação de 50% da gigante francesa em sua marca em uma tentativa de proteger seu nome para o futuro, além de poder construir um negócio independente.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durou pouco a parceria de Haider Ackermann na grife masculina Berluti. Após apenas três temporadas, ele deixou o cargo de diretor criativo da marca.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em uma jogada de mestre, a Louis Vuitton anunciou Virgil Abloh, da Off-White, como diretor criativo da sua grife masculina. Ele é o primeiro estilista negro a assumir a maison francesa.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Outra boa investida foi a da Burberry, de chamou Riccardo Tisci, ex-Givenchy, para assumir como estilista da marca, no lugar de Christopher Bailey. No dia do anúncio, as ações da grife britânica subiram 5%.

Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Março é mês de Oscar, e o filme “A Forma da Água”, de Guillermo del Toro, foi o mais premiado da noite – incluindo melhor filme e melhor diretor.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08.03, a Mattel homenageou 17 mulheres que fizeram história ao redor do mundo com sua boneca Barbie. Foram criadas versões de nomes como Frida Kahlo, Amelia Earhart e Katherine Johnson, entre outras.

Acontecimentos

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Meghan Markle, então namorada do príncipe Harry, compareceu à comemoração do Dia do Commonwealth, organização intergovernamental composta por 53 países membros independentes chefiada por Elizabeth II, na Abadia de Westminster, em seu primeiro compromisso oficial ao lado da rainha.

Beleza

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Boticário anunciou em março que Gisele Bündchen seria a estrela sua nova campanha de divulgação da linha premium “Make B.”

Leia mais:
Retrospectiva 2018: o que foi notícia em janeiro
Retrospectiva 2018: o que foi notícia na moda e nas artes em fevereiro