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Retrospectiva 2018: o que foi notícia no mundo mês a mês

Veja os melhores momentos da moda, da beleza, da cultura e de casamentos

by Carol Hungria
Meghan Markle e príncipe Harry nas escadaria da capela de St George, em maio de 2018 - Foto: Getty Images

Meghan Markle e príncipe Harry nas escadaria da capela de St George, em maio de 2018 – Foto: Getty Images

Vem 2019! Hoje é o último dia do ano, e Bazaar apresenta aqui um compilado das notícias mais importantes na moda, beleza, cultura e casamentos mês a mês. Relembre tudo e veja a restrospectiva completa clicando nos links!

Janeiro – clique para ler a retrospectiva completa do mês

Janeiro de 2018 - Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

Janeiro de 2018 – Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

O Globo de Ouro 2018, que aconteceu no dia 07.01 em Los Angeles, na Califórnia, foi emblemático. Pela primeira vez na história, todas as convidadas presentes vestiram preto. Tudo para apoiar o movimento Time’s Up Now, que luta pelo fim do abuso e discriminação contra mulheres no ambiente de trabalho.

Karl Lagerfeld sabe se renovar como poucos estilistas. Aos 85 anos, ele não dá nenhum sinal de que pretende se aposentar e, em janeiro, escalou a modelo e it-girl Kaia Gerber para ser sua nova parceria e criar para a sua grife homônima uma coleção-cápsula.

Deu babado na série “American Crime Story” sobre o assassinato de Gianni Versace, encabeçada por Donatella Versace, a família criticou publicamente o roteiro, afirmando que ele foi pautado por um livro de fonte duvidosa.

Em uma manobra incrível de marketing, a Calvin Klein escalou todas as irmãs do clã Kardashian para uma campanha de underwear. Apareceram nos cliques Kylie Jenner, Khloe, Kim e Kourtney Kardashian e Kendall Jenner.

A grife de sapatos queridinha das celebs, René Caovilla, inaugura sua primeira loja no Brasil, em São Paulo. O designer veio ao País para comemorar a novidade.

A label Sonia Rykiel investiu forte nas comemorações dos seus 50 anos, com desfile especial na alta-costura e muitos eventos marcantes na loja da 175 Boulevard Saint-Germain-des-Pres, em Paris.

Fevereiro - clique para ler a retrospectiva completa do mês

Fevereiro de 2018 - Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

Fevereiro de 2018 – Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

A notícia mais marcante para o mundo da moda em fevereiro de 2018 foi a saída do designer Bruno Frisoni da direção criativa da Roger Vivier, depois de 16 anos no cargo. Ele foi responsável por renovar a grife francesa de sapatos, e apresentou sua última coleção no dia 27.02, na semana de moda de Paris.

E quem causou furor na semana de moda de Londres foi a rainha Elizabeth II. Ela, que nunca tinha ido a um desfile de moda, foi à apresentação de Richard Quinn para entregar pessoalmente ao estilista o primeiro Queen Elizabeth II Award. Só se falou nisso!

Após ser denunciado por assédio sexual por Kate Upton (ela o acusou de tocar seus seios e beijá-la sem seu consentimento), o cofundador da grife americana Guess, Paul Marciano, anunciou que estava deixando o cargo.

O Bafta, considerado o Oscar britânico, também foi marcado pelo protesto das atrizes em prol do movimento Time’s Up. Assim como no Globo de Ouro, todas usaram preto. O movimento luta pela igualdade de salários entre homens e mulheres em todas as indústrias, e também combate o assédio sexual.

A Gucci fez o desfile mais comentado da semana de moda de Milão. O diretor criativo da marca italiana, Alessandro Michele, apostou na excentricidade e colocou modelos carregando réplicas de suas próprias cabeças como se fossem um acessório banal.

Ainda em Milão, a Dolce & Gabbana colocou na passarela a sobrinha de lady Di, Kitty Spencer, filha de Charles Spencer. Ela arrasou!

Março - clique para ler a retrospectiva completa do mês

Março de 2018 - Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

Março de 2018 – Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

A notícia que mais marcou o mundo da moda em março de 2018 foi, sem dúvida, a morte o estilista Hubert de Givenchy, aos 91 anos, no dia 12.03. Criador da icônica maison que leva seu sobrenome, a Givenchy, ele deixou um legado eterno de elegância ao mundo fashion.

O Boticário anunciou em março que Gisele Bündchen seria a estrela sua nova campanha de divulgação da linha premium “Make B.”

O ateliê da estilista Isabela Capeto pegou fogo no dia 27.03. “Foi (uma cena) impressionante. Perdi todas as modelagens, os tecidos, os aviamentos. Três salas foram totalmente destruídas. Mas a sala em que estava meu acervo se manteve praticamente intacta e também uma caixa com retalhos e algumas jaquetas. Peças da nova coleção que estavam sendo bordadas fora também se salvaram”, contou a designer em entrevista à Bazaar.

Depois de 17 anos em parceria com a Kering, Stella McCartney decidiu recomprar a participação de 50% da gigante francesa em sua marca em uma tentativa de proteger seu nome para o futuro, além de poder construir um negócio independente.

Em uma jogada de mestre, a Louis Vuitton anunciou Virgil Abloh, da Off-White, como diretor criativo da sua grife masculina. Ele é o primeiro estilista negro a assumir a maison francesa.

Outra boa investida foi a da Burberry, de chamou Riccardo Tisci, ex-Givenchy, para assumir como estilista da marca, no lugar de Christopher Bailey. No dia do anúncio, as ações da grife britânica subiram 5%.

Abril - clique para ler a retrospectiva completa do mês

Abril de 2018 - Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

Abril de 2018 – Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

A notícia mais comentada no mundo da moda em abril foi o figurino de Beyoncé para o Coachella. A cantora ganhou looks assinados exclusivamente para ela por Olivier Rousteing, da Balmain, e ganhou até uma hashtag própria que bombou na internet, a #beychella.

Buscando talentos para se renovar, a Louis Vuitton anunciou a contratação de Francesca Amfitheatrof para o cargo de diretora criativa de joias e relógios. Ex-diretora de criação da Tiffany, a designer é multicultural: nasceu em Tóquio, se formou na tradicional Saint Martins, em Londres, e já morou em Roma, Moscou e NY.

Gaia Trussardi confirmou em abril sua saída do cargo de diretora criativa da principal grife da companhia, a Trussardi.

A 45ª temporada do São Paulo Fashion Week começou com uma mudança para renovar o principal evento de moda do Brasil. A Luminosidade, braço do grupo Inbrands que comanda a semana, vendeu 50,5% das ações do SPFW à IMM Participações, de propriedade do fundo de investimentos Mubadala Development Company, de AbuDhabi.

Aos 48 anos, Gwen Stefani entrou para a lista de celebs que possuem sua própria grife de beleza. Assim como Gwyneth Paltrow e Rihanna, entre outras estrelas, a eterna “Hollaback Girl” faz planos para lançar no mercado de beauté: a “P8NT” – pronunciada “paint”. O carro-chefe é o esmalte e tintura para o cabelo.

Jennifer Lopez anunciou linha de maquiagens que leva seu nome em parceria com a Inglot. A coleção é completa, com pós faciais, batons, sombras, cílios postiços, blushes e bronzers, somando mais de 70 itens.

Maio - clique para ler a retrospectiva completa do mês

Maio de 2018 - Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

Maio de 2018 – Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

Maio de 2018 foi o mês de casamento mais comentado do ano: Meghan Markle subiu ao altar e se casou com o príncipe Harry, em uma cerimônia televisionada para o mundo e cheia de emoções e convidados famosos. Contra todas as expectativas, Meghan elegeu look da maison francesa Givenchy para a festa.

Por esta ninguém esperava: no dia 02.05 a Lacoste a saída de Felipe Oliveira Baptista da sua direção criativa. O estilista estava no cargo desde 2010 e foi responsável por rejuvenescer a marca francesa.

A Stuart Weitzman comunicou em maio que Giovanni Morelli deixaria o posto de diretor criativo da marca, após um ano no cargo. O CEO da grife, Victor Luis, enaltece o trabalho do designer, mas afirma que ele “violou políticas da empresa” ao ter “desrespeitado colegas de trabalho”.

Depois de Gigi Hadid, a Tommy Hilfiger confirmou que as modelos Hailey Baldwin e Winnie Harlow são as novas embaixadoras da marca.

Com mais de 110 milhões de seguidores só no Instagram, Kim Kardashian foi nomeada a mais importante influencer do ano pelo CFDA (Conselho de Estilistas da América), que promove anualmente uma das mais importantes premiações do mundo da moda.

O festival de cinema de Cannes foi marcado por protestos. Várias artistas fizeram uma manifestação pelo aumento do número de mulheres como diretoras de filmes. Lideradas por Kirsten Stewart, Lea Seydoux, Khadja Nin, Ava DuVernay e Cate Blanchett, elas também criticaram o quórum reduzido de diretoras entre os homenageados ao longo da história do festival de cinema.

Junho - clique para ler a retrospectiva completa do mês

Junho de 2018 - Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

Junho de 2018 – Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

Em junho de 2018, o mundo perdeu Kate Spade, aos 55 anos. Kate, que fez fama com sua moda preppy e girlish, lançou sua marca homônima em 1993, sofria de depressão e cometeu suicídio.

Uma notícia e tanto para o mundo da moda saiu em junho: a Bottega Veneta anunciou que seu diretor criativo, Tomas Maier, estava de saída da empresa. Maier assumiu como estilista da grife em 2001 – foram 17 anos no cargo. Poucos dias depois, o jovem Daniel Lee foi confirmado como novo designer da label.

Bruna Marquezine foi nomeada embaixadora da grife esportiva Puma no Brasil. O anúncio foi feito em entrevista exclusiva à Bazaar de junho/julho, e agora a atriz divide os holofotes com Rihanna e Cara Delevingne, grandes apoiadoras da marca que, em 2018, celebra o 50° aniversário do seu tênis mais icônico, o Suede.

A grife Dries Van Noten foi vendida para o grupo Puig, que comanda as marcas Nina Ricci, Carolina Herrera, Jean Paul Gaultier e Paco Rabanne. O designer belga continua como criativo da marca.

Beyoncé e Jay-Z lançaram em junho um álbum de surpresa que quebrou a internet. Chamado de “Everything Is Love“, o anúncio foi feito pela TIDAL, a empresa de streaming de propriedade de Jay-Z. A novidade possui nove faixas, cada uma creditada a Beyoncé, Jay-Z ou The Carters.

Florence Welch  virou parceira da Liberty London e apresentou uma coleção-cápsula de sleepwear com seis modelos de pijamas, robes, camisolas e até tapa-olho que levam prints clássicas florais da label.

Julho - clique para ler a retrospectiva completa do mês

Julho de 2018 - Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

Julho de 2018 – Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

Riccardo Tisci chegou com tudo no comando da Burberry. Pouco tempo depois de ser anunciado diretor criativo da grife, ele fechou parceria com a primeira-dama da moda britânica, Vivienne Westwood. Só se falou nisso no mês de julho de 2018!

Penélope Cruz passou a representar a grife Chanel como embaixadora da maison francesa.

A Fendi convidou o clã Kardashian Kim Kardashian, Kris Jenner e a pequena North West – para fotografar uma nova rodada da campanha #MeandMyPeekaboo, que comemora os 10 anos das bolsas “Peekaboo”, as mais icônicas da grife italiana. Esta foi a primeira vez que a filha de Kim com o rapper Kanye West, que tem cinco anos, fez uma campanha publicitária.

A Stuart Weitzman convidou Edmundo Castillo para liderar seu time criativo, e ele já está atuando à frente da grife, substituindo Giovanni Morelli, que deixou a empresa em um conturbado processo de assédio moral.

O poder de Kylie Jenner: a revista “Forbes” divulgou em julho a lista de “Self-Made Women” – ou seja, empresárias independentes – mais ricas dos Estados Unidos. Fundadora da marca de beleza Kylie Cosmetics, ela ocupa a 27ª posição do ranking, com fortuna feita com sua grife estimada em US$ 900 milhões – cerca de R$ 3,4 milhões.

A Calvin Klein apresentou ao mundo seu primeiro perfume novo em 13 anos: o “Women”, a primeira sob curadoria do atual diretor criativo da grife, Raf Simons.

Agosto - clique para ler a retrospectiva completa do mês

Agosto de 2018 - Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

Agosto de 2018 – Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

Selena Gomez é garota-propaganda da Coach há anos e já fez vários projetos com o estilista da grife, Stuart Verves, desenhando acessórios e figurinos de seus shows. Mas em agosto a parceria foi além e a cantora apresentou as primeiras peças da coleção ready-to-wear que criou com ele a quatro mãos.

Serena Williams mudou tudo na moda esportiva ao anunciar que pisaria nas quadras do US Open com um look merecedor de troféus. A tenista vestiu um vestido de um ombro só criado por Virgil Abloh para Nike. O modelo tem saia de tule e é estampado pelo logo da Nike e a assinatura gráfica de Abloh – desta vez, representada pela palavra “logo” em letras maiúsculas.

Carly Cushnie e Michelle Ochs, fundadoras da grife Cushnie et Ochs, se separaram. Em agosto, a label passou a se chamar apenas Cushnie, com Carly assumindo como diretora criativa e CEO.

A atriz e fashionista Kate Hudson anunciou em agosto uma parceria com a New York & Co.: sua primeira coleção ready-to-wear. A Penny Lane, de “Quase Famosos”, também foi nomeada embaixadora da marca norte-americana.

Depois da saída de Guillaume Henry do cargo de diretor criativo da Nina Ricci, em março, a grife anunciou Rushemy Botter e Lisi Herrebrugh para assumir a posição.

A rainha do soul Aretha Franklin morreu no dia 16 de agosto, aos 76 anos. Segundo informações da imprensa internacional, ela estava internada e gravemente doente em um hospital em Detroit, lutando contra um câncer no pâncreas.

Setembro - clique para ler a retrospectiva completa do mês

Setembro de 2018 - Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

Setembro de 2018 – Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

Foi uma das temporadas de moda internacional mais movimentadas de todos os tempos em setembro! Tudo começou com o desfile que comemorou os 50 anos da grife Ralph Lauren em pleno Central Park, em Nova York, repleto de celebridades e muita, mas muita emoção!

Victoria Beckham comemorou, na semana de moda de Londres, o aniversário de 10 anos da sua grife homônima. O desfile aconteceu na galeria Thaddaeus Ropac, fundada em 1981 pelo artista austríaco de mesmo nome, e foi um dos acontecimentos mais aguardados da temporada.

A tão esperada estreia de Riccardo Tisci na Burberry deu o que falar nesta no dia 17 de setembro, na semana de moda de Londres. O italiano inovou, mas de forma comedida. O clássico da label foi apresentado com um leve twist, garantindo a elegância que a marca inglesa prega desde sua criação.

Por fim, em Paris, teve a polêmica estreia de Hedi Slimane na direção criativa da Celine: uns amaram, e outros odiaram!

Pedro Lourenço voltou ao mercado em setembro, O estilista usou seu perfil no Instagram para anunciar a sua nova grife, batizada de Zilver. “Hoje é um novo começo, um grande dia para mim”, disse.

Com tantas grifes fechando lojas e até negócios inteiros, uma boa notícia surgiu no mercado de moda em setembro. O grupo LVMH tem planos para relançar a grife Jean Patou no mercado, a partir do segundo semestre de 2019.

Setembro de 2018 - Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

Setembro de 2018 – Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

Josep Font anunciou sua saída da direção criativa da grife espanhola Delpozo. O estilista estava à frente da grife há seis anos. Ele foi contratado pelo Grupo Perfumes y Diseño, hoje dono da label, para relançar a marca que estava dormente no mercado.

Foi batido o martelo: o grupo Michael Kors anunciou em setembro que comprou a Versace por US$ 2,1 bilhões (cerca de R$ 8,6 bilhões). A mudança de ações da grife italiana para a norte-americana será concluída até o final de 2019, e ainda não se sabe por quanto tempo Donatela Versace continuará à frente da direção criativa da label.

Cinco anos após voltar ao mercado apenas com alta-costura, a Schiaparelli entrou no ready to wear. Bertrand Guyon, atual diretor criativo da casa, apresentou em setembro o lookbook da linha de estreia no segmento, no projeto intitulado “Story #1″.

A blogueira Chiara Ferragni se casou com o rapper italiano Fedez no dia 1º de setembro, em um evento que foi comparado ao casamento real. Para a ocasião, Chiara teve a oportunidade de usar três vestidos da Dior feitos exclusivamente para ela.

A amizade entre Alessandro Michele e Elton John já vem de longa data, e agora ganha um reforço mais do que especial. É o estilista da Gucci quem assina o figurino da turnê de despedida do cantor dos palcos, a “Farewell Yellow Brick Road”, que teve seu start na cidade de Allentown, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, em setembro.

A grife Joseph, que estava sem diretor criativo desde que Louise Trotter deixou o cargo, em julho de 2018, anunciou Susana Clayton como sua nova estilista.

Outubro - clique para ler a retrospectiva completa do mês

Outubro de 2018 - Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

Outubro de 2018 – Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

Empoderamento feminino em pauta: a Lacoste anunciou em outubro que escolheu a britânica Louise Trotter como nova estilista da grife. É a primeira vez que uma mulher assume a direção criativa da marca do crocodilo em 85 anos de história. Louise substitui o português Felipe Oliveira Baptista, que deixou o cargo em maio de 2018, depois de 8 anos no comandado do time de moda.

A Victoria’s Secret anunciou em outubro que fechou parceria com a estilista grega radicada em Londres Mary Katrantzou. Esta é a segunda colaboração da história da grife, que estreou neste segmento convidando o estilista Olivier Rousteing, da Balmain, para criar uma linha com 22 peças que foi lançada em outubro de 2017, com muito sucesso.

A italiana Benetton apontou Jean-Charles de Castelbajac como novo diretor criativo da label. Sua primeira coleção oficial será apenas no verão 2020, mas o estilista já mostrará alguns designs para o outono 2019.

Novos ares para a atriz, cantora e modelo Zendaya, de 22 anos, que estreia como estilista em fevereiro de 2019. A grife Tommy Hilfiger anunciou a multiartista como a mais nova parceira da marca em outubro. Ela prepara uma coleção-cápsula que será apresentada em fevereiro de 2019, no formato “see-now-buy-now”, ou seja, com venda imediata após o desfile.

A Vionnet anunciou em outubro que estava fechando seus negócios, mas a história não é tão simples assim. A empresária cazaque Goga Ashkenazi, diretora da marca com sede e Milão, afirma que a marca vai voltar, só que com uma nova pegada, de moda sustentável.

Príncipe Harry e Meghan Marke anunciam, no dia 15 de outubro, a gravidez do primeiro filho do casal. Segundo o perfil oficial do palácio de Kensington, o bebê deve nascer em meados de 2019, durante o verão europeu.

Novembro - clique para ler a retrospectiva completa do mês

Novembro de 2018 - Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

Novembro de 2018 – Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

Novembro foi marcante para o tradicional Victoria’s Secret Fashion Show, desfile de moda anual da grife de lingeries Victoria’s Secret, em Nova York. Adriana Lima se despediu do posto de Angel após 18 anos.

Selena Gomez desenvolveu a primeira coleção completa para a Puma. Chamada “Strong Girl”, as criações são inspiradas nos anos 1990 e são voltadas para a vibe esportiva. Na foto, Selena posa com suas cinco melhores amigas, que também serviram de inspiração.

Bella Thorne lançou sua primeira marca de cosméticos, a Thorne By Bella. Os produtos são destinados ao público que frequenta raves, com três sombras liquidas metalizadas – azul, verde e ouro – e três glosses com sabor, cada um com a intenção de fazer o consumidor mostrar seu lado mais selvagem e se sentir empoderado e incrível. O que é exatamente o que a cantora faz no seu dia a dia.

O consulado Grã-Bretanha em Nova York anunciou em novembro que Ralph Lauren será o primeiro designer norte-americano a ser reconhecido com uma honraria da Cavalaria Britânica. A nomeação será concretizada em 2019, por um representante da rainha Elizabeth II.

Gisele Bündchen desembarcou no Patio Higienópolis, em São Paulo, no dia 10 de novembro, para autografar o livro “Aprendizados”, seu mais novo projeto que é uma autobiografia.

Stella McCartney apresentou em novembro sua primeira coleção de vestidos de noiva. Com nove estilos, incluindo oito vestidos e um smoking, todos são feitos com viscose sustentável, seda e chiffon. A estilista também incluirá acessórios, peças masculinas e opções para daminhas e pajens. A filha de Paul McCartney já criava peças para amigos e familiares, e agora investe comercialmente em sua label.

Dezembro - clique para ler a retrospectiva completa do mês

Dezembro de 2018 - Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

Dezembro de 2018 – Fotos: Divulgação, Getty Images e Reprodução/Instagram

A maior bomba do universo da moda em dezembro foi o anúncio da saída do estilista Raf Simons da Calvin Klein, após dois anos no cargo – oito meses antes do contrato oficial acabar.

A grife espanhola Delpozo confirmou a contratação do alemão Lutz Huelle como diretor criativo. Ele substitui Josep Font. A entrada de um designer não tão conhecido no mundo da moda reflete uma necessidade de mudança no meio. Desta forma, a label proporciona uma nova visão da indústria em suas criações, adicionando frescor à marca.

A Balmain  renovou seu logo pela primeira vez em 70 anos. Para realizar a nova marca registrada da maison, Olivier Rousteing contratou o estúdio de design Adulte Adulte.

Como parte da nova estratégia desenvolvida pelo diretor executivo Eric Marechalle para Marc Jacobs, foi anunciado em dezembro que o estilista lançará, em 2019, uma nova grife, batizada de The Marc Jacobs. A primeira coleção é de pre-fall 2019 e já está pronta – mas foi apresentada apenas aos varejistas e principais compradores do mundo. A ideia é que a label tenha preços mais acessíveis do que as duas outras marcas comandadas pelo designer.

Francisco Costa apresentou ao mundo sua nova empreitada: a marca de cosméticos sustentáveis Costa Brazil.

Priyanka Chopra e Nick Jonas se casaram em dezembro e encantaram a todos com uma cerimônia homérica no palácio Umaid Bhawan, em Jodhpur, na Índia. Os noivos vestiram Ralph Lauren, e a festa durou quatro dias para 225 convidados.

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