Giselle Amaral em campanha da grife Eva - Foto: Divulgação
Giselle Amaral em campanha da grife Eva – Foto: Divulgação

Janeiro já começou com notícias quentes nos universos da moda e da beleza. Logo no início do ano, o grupo LVMH comprou ações da label de luxo uruguaia Gabriela Hearst, engordando seu portfólio de marcas de luxo.

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O Brasil ficou mais triste com a morte da socialite carioca Gisella Amaral, de 78 anos. Ícone da moda carioca, Gisella estava internada no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, para tratar um câncer.

A Lanvin comunicou no dia 21 de janeiro seu novo diretor criativo, Bruno Sialelli. Bruno já foi estilista do masculino da Loewe e trabalhou com J.W. Anderson. Acumula ainda passagens pela Balenciaga, Alexander Wang e Paco Rabanne.

No clima da retrospectiva 2019, veja as notícias mais importantes do ano, mês a mês:

Fevereiro

Desfile verão 2019 da Chanel, em outubro, com Virginie Viard, seu braço-direito há 30 anos e agora sucessora na maison - Foto: Getty Images
Desfile verão 2019 da Chanel, em outubro, com Virginie Viard, seu braço-direito há 30 anos e agora sucessora na maison – Foto: Getty Images

A moda em luto: Karl Lagerfeld morreu aos 85 anos em Paris no dia 19 de fevereiro. Um dos maiores couturiers da moda já mostrava sinais de cansaço. O desfile da Fendi, que acontecerá na semana de moda de Milão, foi o último a receber instruções do Kaiser. O desfile da Chanel, a semana de moda parisiense, também contou com os últimos toques do alemão. Ele foi sucedido na maison por Virginie Viard, que já era o seu braço direito.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na beleza, Victoria Beckham anunciou no dia 13 de fevereiro sua linha própria de beleza, batizada de Victoria Beckham Beauty. “Quero cuidar de mulheres por dentro e por fora, fornecendo os itens essenciais em maquiagem, cuidados com a pele, fragrância e bem-estar que sinto que preciso em minha vida”, diz a estilista em comunicado.

Março

Foto: Reprodução/Now Fashion
Foto: Reprodução/Now Fashion

Looks monocromáticos se impõem em figuras longilíneas no inverno 2019 da Lacoste, na estreia de Louise Trotter à frente da direção criativa da grife. O desfile aconteceu em Paris no dia 5 de março. Ela é a primeira mulher a comandar a marca.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No dia 14 de março, Julie de Libran deixou o posto de diretora criativa da Sonia Rykiel, cujo cargo ocupava desde 2014.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

No dia 25 de março, Paul Surridge confirmou em seu perfil no Instagram que estava deixando a direção criativa da Roberto Cavalli. “Pensei muito sobre minha decisão e desejo agora focar em outros projetos. Foi uma honra trabalhar no Grupo Roberto Cavalli,” disse o estilista na publicação. O estilista entrou na marca em 2017, logo após a saída de Peter Dundas, em 2016.

Abril

Jennifer Lopez é leonina - Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Jennifer Lopez é leonina – Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Jennifer Lopez foi nomeada no dia 16 de abril como “Ícone Fashion” da edição 2019 do CFDA Awards, conselho de estilista dos EUA chefiado por Diane von Furstenberg. “Jennifer Lopez usa a roupa de forma a expressar sua confiança e poder”, diz a estilista. Já foram ícones de estilo do CFDA nomes como Naomi Campbell, Beyoncé, Rihanna, Iman e Kate Moss.

Maio

A Balmain Army no shopping Cidade Jardim, em São Paulo - Foto: Divulgação
A Balmain Army no shopping Cidade Jardim, em São Paulo – Foto: Divulgação

A Balmain inaugurou no dia 3 de maio a primeira loja na América Latina, localizada no piso térreo do shopping Cidade Jardim, em São Paulo.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Meghan Markle mamãe: seu primeiro filho com príncipe Harry nasceu no dia 6 de maio, e foi batizado de Archie Harrison Mountbatten-Windsor.

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Após meses de especulação, o grupo LVMH anunciou, no dia 10 de maio a Fenty Maison, grife da cantora Rihanna. A primeira coleção foi apresentada no dia 22, em Paris, com ready-to-wear, sapatos e acessórios.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A grife Jean Patou mudou seu nome para simplesmente Patou, em uma estratégia de marketing anunciada no dia 28 de maio. O diretor artístico da grife, Guillaume Henry, e a diretora executiva Sophie Brocart afirmam ao WWD que o objetivo é apresentar a label a uma nova geração que talvez nunca tenha ouvido falar do designer da Era do Jazz e sua criação mais famosa, o perfume “Joy”. “Do ponto de vista da moda, a Patou está adormecida há 30 anos – e 30 anos é uma geração inteira”, resume Henry.

Junho

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Camila Coelho anunciou no dia 6 de junho a estreia de uma marca própria, a Camila Coelho Collection. A coleção apresenta 70 peças, todas inspiradas nas raízes brasileiras da influencer. Camila trabalha com a Revolve para desenvolver todo seu trabalho. “Quando penso em minha coleção, penso em uma mulher diversificada. O que me faria extremamente feliz seria ver pessoas diferentes, com histórias e gostos diversos, usando minhas peças”, disse a influencer para o WWD sobre suas expectativas.

Foto: Reprodução/IMDb
Foto: Reprodução/IMDb

No dia 14 de junho, os diretores criativos da label, Humberto Leon e Carol Lim, anunciaram a saída da grife Kenzo. Após oito anos, a dupla passa a se concentrar em sua própria label, a Opening Ceremony.

Taylor Swift e Stella McCartney - Foto: Divulgação
Taylor Swift e Stella McCartney – Foto: Divulgação

No mesmo dia, Taylor Swift entrou no jogo da moda com a ajuda de Stella McCartney. A cantora e a estilista se juntaram para lançar uma coleção de roupas.

Julho

Foto: Reprodução/Instagram/@hauslabs
Foto: Reprodução/Instagram/@hauslabs

Seguindo os passos de Kylie Jenner e Rihanna, a estrela do pop Lady Gaga anunciou no dia 9 de julho que lançaria uma marca de beleza própria chamada Haus Labs.

Roberta Cavalli, inverno 2019 - Foto: Getty Images
Roberta Cavalli, inverno 2019 – Foto: Getty Images

Depois de semanas de especulações, foi revelado que a Vision Investment Co. – empresa controlada por Hussain Sajwani, criador da Damac Properties Group – adquiriu 100% da marca italiana Roberto Cavalli no dia 16 de julho.

Agosto

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Millie Bobby Brown anunciou sua entrada para o mercado de beauté. A eterna Eleven, de “Stranger Things”, apresentou ao mundo a Florence by Mills, destinada à geração Z. A label é vendida pela Ulta Beauty, Boots e online. Os produtos são veganos e não são testados em animais. Ainda não há previsão para a venda no Brasil. Os preços estão entre R$ 40 e R$ 138.

Burberry, inverno 2019 - Foto: Now Fashion
Burberry, inverno 2019 – Foto: Now Fashion

Prada, Ferragamo, Chanel e Burberry, de um total de 32 grifes, aderiram ao “The Fashion Pact”. O projeto de sustentabilidade tem o aval do presidente da França, Emmanuel Macron. A iniciativa tem o peso e importância de uma coalizão global das mais importantes marcas da indústria de moda e luxo. O objetivo é identificar todas as principais prioridades e ações relacionadas à sustentabilidade do planeta. O documento será apresentado na reunião anual do G7, que aconteceu em Biarritz, na França.

Setembro

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Elegância, emoção e estética cinematográfica: Peter Lindbergh fotografava em preto e branco e era um mestre do universo da moda. O polonês morreu no dia 3 de setembro, aos 74 anos, e deixou um grande legado.

Foto: Reprodução/Instagram/@sussexroyal
Foto: Reprodução/Instagram/@sussexroyal

Desde que assumiu seu relacionamento com príncipe Harry, Meghan Markle se dedica totalmente a ações filantrópicas e, por isso, decidiu unir sua paixão pela indústria da moda com seu trabalho como duquesa de Sussex. Para isso, se junto em setembro com a estilista Misha Nonoo para criar uma coleção-cápsula de roupas para trabalho, que beneficia o projeto Smart Works, iniciativa que ajuda mulheres desempregadas com aconselhamento e vestuário para entrevistas.

Demna Gvasalia - Foto: Getty Images
Demna Gvasalia – Foto: Getty Images

Demna Gvasalia, estilista que reposicionou moda do streetwear no mundo, deixou o comando criativo da Vetements. “Sinto que já cumpri minha missão”, diz o designer, que fundo a grife ousada há cinco anos com o seu irmão, Guram Gvasalia, que seguirá no comando da marca. Demna continua no cargo de estilista da Balenciaga.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Quase 20 anos depois de causar furor mundial no Grammy Awards, Jennifer Lopez, aos 50 anos, prova que nada mudou para ela desde então. Ela fez uma entrada triunfal na passarela da Versace usando uma releitura do vestido verde com estampa de folhagem e decotes extremos usado por ela nos anos 2000 para o evento, no desfile da grife realizado no dia 20 de setembro, na semana de moda de Milão.

Foto: Now Fashion
Foto: Now Fashion

Daniel Roseberry trouxe um respiro artsy para a semana de moda de Paris, durante a apresentação da estreia do ready-to-wear da Schiaparelli nesta temporada de verão 2020, no dia 29 de setembro. “Minha visão do que apresentamos hoje é que a Schiaparelli é uma maison que coloca ideias à frente de tudo. Então eu sabia que precisava fazer algo que ia além da moda. Mas, ao mesmo tempo, as roupas precisavam ser completamente reais. Então estou misturando uma realidade de roupas com uma fantasia que quero construir nas pessoas”, disse Roseberry sobre a coleção.

Outubro

Foto: Reprodução/Instagram/@balmain
Foto: Reprodução/Instagram/@balmain

Sempre presente em meios badalados e com uma gama de amigos famosos, Olivier Rousteing se uniu a Cara Delevingne para criar a primeira colaboração entre a Balmain e a Puma. O anuncio da parceria foi feito em outubro, e as 35 peças chegaram às lojas em novembro.

Amir Slama - Foto: Márcia Fasoli
Amir Slama – Foto: Márcia Fasoli

Ao som de Elza Soares, Amir Slama comemorou seus 30 anos de carreira em um cenário paradisíaco: Arraial d’Ajuda, onde acontece o evento Fashion Resort. Uma seleção de peças de seu acervo levou o beachwear impecável de Amir para a passarela.

Novembro

Zac Posen com a modelo Winnie Harlow na festa "Icons", de Carine Roitfeld, em Nova York - Foto: Reprodução/Instagram/@crfashionbook
Zac Posen com a modelo Winnie Harlow na festa “Icons”, de Carine Roitfeld, em Nova York – Foto: Reprodução/Instagram/@crfashionbook

O mundo da moda perdeu mais uma marca: Zac Posen anunciou, no dia 1º, que encerrou as operações de sua grife homônima, fundada em 2001. “Horrível”, “bastante intenso” e “surreal” foram algumas das palavras que o estilista usou para descrever o fechamento da marca em entrevista ao WWD. “Tivemos de fechar a House of Z, a Z-Spoke, toda a empresa”, reevelou o estilista.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Duas potências uniram forças, cada uma trazendo sua experiência única, para abalar o mecado de collabs: Prada e Adidas anunciaram em novembro a estreia de uma colaboração. A parceria de longo prazo tem o objetivo de “investigar os domínios do patrimônio, da tecnologia e da inovação – e desafiar a sabedoria convencional por meio de estratégias inesperadas”, afirmaram as duas empresas. Esta foi a primeira vez que a marca italiana comandanda por Miuccia Prada apresentou uma coleção-cápsula em parceria com outra grife.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O grupo LVMH anunciou no dia 25 que comprou a joalheria Tiffany & Co. por US$ 16,2 bilhões (R$ 68 bilhões), fortalecendo sua participação no setor de joias e consolidando sua posição como o maior grupo de luxo do mundo. Em comunicado, a LVMH prometeu investir na joalheria americana.

Dezembro

Indya Moore - Foto: Divulgação
Indya Moore – Foto: Divulgação

No dia 3 de dezembro saíram as fotos oficiais do calendário Pirelli, a folhinha mais famosa do mundo. Com fotos de Paolo Roversi, a empresa escolheu mulheres incríveis para representar suas próprias versões de Julieta, famosa personagem criada por Shakespeare. “Ainda estou procurando pela minha Julieta e continuarei a busca por toda a minha vida. Porque Julieta é um sonho”, afirmou o fotógrafo sobre o tema, que recebeu o nome de “Looking for Juliet”.

Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

A Pantone anunciou a cor do ano 2020: a Classic Blue, que indica confiança e confiabilidade. É um tom encontrado na natureza. “É isso que tem o efeito mais profundo em nossa psique. De uma perspectiva internacional, pessoas de todo o mundo têm o mesmo tipo de reação ao tom, com base nos testes que fizemos em outros países. Aquele azul escuro da meia-noite fala do dia que termina, um tempo para procurar refúgio, para procurar silêncio. Essa é uma das principais razões pelas quais as pessoas atribuem esse sentimento de estabilidade e constância à cor. Todos os dias temos um ciclo de 24 horas. Sabemos que ficará mais claro de manhã e, gradualmente, levando ao escurecer à noite”, declara Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Adidas revelou no dia 19 que prepara uma coleção-cápsula criada com a cantora Beyoncé. As vendas começam no dia 18 de janeiro de 2020. A collab com a marca da cantora, a Ivy Park, inclui sapatos, roupas e acessórios.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O estilista Emanuel Ungaro morreu no dia 21, em Paris, aos 86 anos. Conhecido por designs femininos, adornados com babados e bolinhas e por uma paixão pela cor fuchsia, o designer fundou sua marca homônima de alta-costura em 1965 e se aposentou do mundo da moda em 2004. “Mesmo ele tendo deixado a casa em 2004, continuou inspirando a marca assim como o mundo da moda internacional. Seu trabalho continuará sendo lembrado como sinônimo de sedução e extravagância, drapeados coloridos, mistura de estampas e sua paixão pelas mulheres e sua sensualidade”, disse a marca através de um comunicado.