Risoto caprese, com legumes e molho pesto - Foto: Divulgação
Risoto caprese, com legumes e molho pesto – Foto: Divulgação

O risoto, aquele prato com arroz molhadinho que quase todo mundo adora, vem de muito longe, lá do século 14 a.C., quando os árabes levaram o arroz para Sicília e Espanha. A Itália era o lugar ideal para cultivar arroz de grãos curtos devido ao clima úmido e à terra plana. Como resultado, o arroz tornou-se um sabor importante da cultura gastronômica da italiana.

Uma parte da história -não se sabe se verdadeira- dá conta que Valerius, um jovem aprendiz, tenha sido o criador do risoto. Ao ficar nervoso por ser zombando em seu trabalho como instalar de vitral, ele teria tentado se vingar estragando a comida da festa de casamento de seu mestre, colocando uma quantidade insana de açafrão ao arroz que seria servido como prato principal. O tiro saiu pela culatra, pois todos adoraram e fizeram ótimas críticas, lançando o risoto na fama culinária.

Verdade ou não, o importante é que o risoto existe. Simples de ser preparado, ele pode ser servido como entradinha ou prato principal. São quatro os ingredientes principais: vegetais salteados, caldo, aromatizante e arroz italiano [ou arbóreo]. Atualmente, há uma variedade enorme de ingredientes que podem enriquecer o sabor do prato. Vamos a uma delas:

Risoto caprese, do chef  Rodrigo Tambelli
Rendimento: 5 porções.
Tempo de preparo: 30 minutos.

Ingredientes:
500g de arroz arbóreo;
1 litro de caldo de legumes;
200 ml de vinho branco;
200 g de cebola picada em cubos pequenos;
50 ml de azeite;
2 maços de manjericão;
300 g de tomate cereja;
150 g de muçarela de búfala cerejinha;
15 g de nozes;
2 dentes de alho;
300 g de parmesão ralado;
150 g de manteiga sem sal.

Receita do pesto
Coloque no liquidificador: manjericão desfolhado, alho, nozes, um pouco de azeite, uma pitada de sal e bata.

Modo de preparo:
Refogue a cebola no azeite, em seguida acrescente o arroz e frite um pouco. Adicione o vinho e mexa até evaporar. Vá acrescentando o caldo de legumes até chegar ao ponto desejável, ou seja, até cozinhar o arroz. Junte o pesto de manjericão”. No momento de finalizar, aguarde até ficar cremoso e ponha a manteiga e as as muçarelas. Sirva e delicie-se.

O chef Rodrigo Tambelli é do restaurante Mi Casa [bem bacana para levar crianças].
Mi Casa: Rua Joaquim Antunes, 48, Jd. Paulistano, tel.: (11) 2371-7869.