Foto: reprodução/Bazaar Noiva
Foto: reprodução/Bazaar Noiva

Está organizando seu casamento e quer ver tudo perfeito no grande dia? Sandra Rezende, co-fundadora e consultora do Universo das Noivas, um dos maiores canais virtuais de comunicação entre noivas e fornecedores do Brasil, dá sete conselhos:

1. Planeje com antecedência
Caso seja possível, claro. Se não é nada de última hora ou um casamento maluco em Las vegas, é essencial ter tempo para pesquisar, conhecer e escolher os serviços necessários. Ao entrar em contato com os fornecedores, já tenha algumas definições sobre o que você quer para a cerimônia, como estilo, quantidade de convidados, horário, data, o que pretende servir e, principalmente, quanto você está disposta a gastar.

2. Faça mais de um orçamento
Visite pelo menos três empresas diferentes do mesmo serviço, solicite o orçamento detalhado por escrito e compare os valores.

3. Cuidado com os valores
Não se iluda com o mais caro. Nem sempre o que tem um valor elevado é o melhor. Mas também desconfie de quem cobrar muito barato! Lembre-se que a empresa terá a responsabilidade de deixar tudo como você planejou e acertou com ela.

Sandra Rezende - Foto: divulgação
Sandra Rezende – Foto: divulgação

4. Busque indicações e informações sobre os fornecedores
Pegue indicações de amigos que gostaram dos serviços, observe todas as informações no site, comentários nas páginas em redes sociais e veja se existem queixas no ReclameAqui ou Procon. Caso encontre algo, observe como o fornecedor reagiu, se ele conferiu e respondeu e resolveu o problema e se o cliente ficou satisfeit ao final.

5. Visite pessoalmente todos os lugares
Conhecer o trabalho do fornecedor e verificar tudo de perto é fundamental. Faça a degustação do buffet, vá em algum evento realizado pela empresa, tente chegar durante a montagem para ver como eles trabalham e também durante a festa para ver como se organizam. Peça amostra física do convite, o que também vale para as lembrancinhas. No caso do fotógrafo, peça para conhecer um álbum de casamento completo, incluindo a filmagem. Mesma dinâmica vale para cabeleireiro e maquiador.

6. Faça (e analise bem) um contrato de cada serviço
Tenha tudo por escrito e detalhado para cobrar caso algo não saia conforme o combinado durante a festa. Verifique também as cláusulas de rescisão para saber se você tem o direito de cancelar o serviço se precisar.

7. Contrate uma assessoria
Contratar um serviço como esse pode encarecer o evento, mas faz com que você economize tempo e evite visita a fornecedores não qualificados, pois eles já têm uma noção dos que reúnem bons preços, qualidade e segurança.