Fundação Oscar Americano/Foto: São Paulo Guide

Nesta terça-feira (09.05), acontece o lançamento da segunda edição do São Paulo Guide; um anuário dedicado a metrópole, com dicas de lazer, compras, cultura, gastronomia, vida noturna, hotelaria, decoração, joias e serviços.

A iniciativa partiu do empresário Guilherme Nogueira, que sentiu a necessidade de montar um guia completo com há de melhor em São Paulo. “Tanto os amigos que moram na cidade, quanto os que estavam apenas de passagem, sentiam falta de um guia que mostrasse dicas úteis do que fazer, onde comer e hospedar”, explica.

Harper’s Bazaar conversou com o Guilherme para saber quais são os locais imperdíveis do momento. Confira abaixo:

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano
Instituída por Oscar Americano em 1974, dois anos após o falecimento de Maria Luisa Ferraz Americano, a fundação é uma doação à cidade de São Paulo. O espaço abriga a casa em que viveram com os filhos durante 20 anos, a coleção de obras de arte e extenso parque. O passeio vale a pena para quem deseja conhecer o acervo de pinturas e arte sacra do século XVII. Os amantes da boa música também podem desfrutar da programação de concertos que a fundação oferece.

Pateo do Collegio
O local é o marco inicial do nascimento da cidade de São Paulo. Situado no alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, foi o escolhido para iniciar a catequização dos indígenas, em 1554. Atualmente, o pátio é um sítio arqueológico situado em frente a um casarão que já foi sede do Governo do Estado e atualmente abriga o Museu Anchieta. Para os adeptos de arte sagrada são realizados ciclos de palestras e debates do tema.

Praça Victor Civita
O espaço gratuito localizado no bairro de Pinheiros, próximo à Marginal, foi construído em uma área anteriormente degradada para oferecer ao público uma ampla programação cultural, esportiva, de lazer e de educação ambiental. A praça conta com palco e arquibancada para 400 pessoas e um prédio para receber exposições e eventos. A dica é visitar a praça durante a semana e participar das atividades físicas gratuitas, como ioga, mat pilates, tai-chi-chuan e alongamento.

Centro Cultural Judáico
Com localização privilegiada, próximo ao metrô, o espaço oferece exposições gratuitas e de alto nível. Os cinco andares também contam com oficinas e cursos muitas vezes integrados à exposição principal. Todo acesso é gratuito, inclusive à bela cobertura com vista panorâmica para a cidade.

Teatro Alfa
A casa de espetáculos que respeita os mais rigorosos padrões técnicos internacionais foi inaugurada em 1998 e acolhe musicais, dança, ópera, orquestras, shows e peças de teatro de altíssima qualidade. No cultuado palco do Teatro Alfa já se apresentaram nomes de peso, como a dançarina alemã Pina Bausch.