Sal rosa do Himalaia faz bem mesmo para a saúde? » Harper's Bazaar
Busca Home Bazaar Brasil

Sal rosa do Himalaia faz bem mesmo para a saúde?

Conheça os benefícios e diferenças entre o sal rosa e o marinho com a nutricionista Glaucia Justo

by Ariene Oliveira
Aamito Lagum by Daniel Riera para Harper’s Bazaar US Dezembro/ 2016.

Aamito Lagum by Daniel Riera para Harper’s Bazaar US Dezembro/ 2016.

Um ingrediente que vem chamando a atenção por ser uma alternativa ao  sal marinho, é o sal rosa do Himalaia. Livre de toxinas e quaisquer tipos de poluentes, ganhou destaque mundial por especialistas se considerarem como o mais puro do mundo. Sua coloração rosa se dá graças a sua grande concentração de minerais, com muitos benefícios ao organismo.

“O sal do Himalaia é  retirado do solo rochoso das minas de sal de Khewra, no Paquistão. Esse sal é rico em ferro, cálcio, magnésio e outros diversos minerais, por isso é muito indicado e diante disso afirmam que ele faz bem para a saúde”, explica a nutricionista Glaucia Justo, da Policlínica Granato.

Um estudo realizado em 2017 comparou a composição química desses dois sais e apontou que a concentração de sódio e cloro, tanto no sal comum como no sal rosa do Himalaia são próximas. Já o iodo foi encontrado somente no sal comum.

 

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

“Por isso a polêmica do sal do Himalaia, ele é rico em diversos minerais, contudo, contém concentrações de sódio semelhante ao sal comum. Lembrando que o sódio é o grande ‘vilão’ quando pensamos na hipertensão arterial. E ele é pobre em iodo que previne o bócio e o cretinismo, que já foram doenças comuns no Brasil e agora estão controladas devido a presença obrigatória no sal comum”, ressalta a especialista.

A nutricionista ressalta ainda que não há motivos para afirmar que o sal do Himalaia faça mal para a saúde uma vez que é rico em diversos minerais, mas não é o sal milagroso que estavam acreditando. “Seu benefício é que ele é puro e contém diversos minerais, além de dar mais paladar a certos alimentos, mas deve ser utilizado com a mesma moderação do sal marinho”, finaliza a nutricionista.

 

Serviço:

Site: policlinicagranato.com.br

Telefone: (21) 98022-0054