Foto: reprodução
Foto: reprodução

Todos nós sabemos que fast food não é muito saudável… Mas alguns alimentos podem seriamente mexer com a sua saúde. “Isso não significa que você vai ficar doente, ou ter câncer, ou morrer se você comer esses alimentos às vezes”, explica Nneka Leiba, vice-diretor de pesquisa do Environmental Working Group (EWG), que cataloga estudos sobre potenciais toxinas encontradas em alimentos específicos e classifica sua segurança em um banco de dados. “Mas existem comidas que você deve evitar ao máximo.” Confira a seguir seis deles:

1) Queijo americano (a.k.a. cheddar)
“A realidade é que o queijo Americano não é queijo de verdade”, diz Beth Warrenm, nutricionista e autora do livro Living a Real Life With Real Food. Dependendo da marca , “é uma criação de fábrica de um alimento que parece um queijo, feito com uma mistura de gordura de leite, proteína de soro de leite, emulsionantes e corante alimentar.” É rico em sódio, logo tem um alto teor de gordura, diferentemente de uma fatia normal de queijo.

2) Margarina
A margarina é feita a partir de óleos vegetais e tem menos colesterol e gordura saturada que a manteiga. Ela foi por muito tempo considerada uma opção saudável. Mas, agora, os especialistas afirmam que o colesterol da manteiga não é tão prejudicial quanto eles pensavam. A margarina, por seu lado, é rica em sal e contém gordura trans que entope as artérias.

3) Refrigerante normal
Uma latinha leva cerca de 10 colheres de chá de açúcar. Quando você consome muito refrigerante, seu corpo responde criando excesso de insulina, o que normalmente ajuda o corpo absorver o açúcar do sangue e usa-lo como fonte de energia. Ao longo do tempo, no entanto, isso pode aumentar o risco de desenvolver diabetes e alguns tipos de câncer. Se isso não é o bastante, uma latinha de refrigerante ainda contém corante de caramelo que, segundo um estudo recente, aumenta 58% o risco de ter câncer.

4) Refrigerante diet
Não há açúcar no refrigerante diet, mas há adoçantes artificiais – e eles não são necessariamente melhores. E, com o tempo, o adoçante extra-doce pode confundir seus sentidos para que alimentos doces percam seu sabor, diz Melissa Rifikin, nutricionista do Montefiore Medical Center, em Nova York. Ou seja, seu refrigerante diet pode, teoricamente, fazer uma deliciosa maçã com açúcar natural ter um gosto ruim.

5) Doces sugar-free
Doces que são especificamente anunciados como “sem açúcar” tendem a conter adoçantes artificiais também (veja no item acima). Logo o sistema digestivo não faz um grande trabalho em quebrar os substitutos do açúcar, diz Harvest. Quando você exagera, pode sentir graves dores de estômago.

6) Pipoca de microondas
Os sacos da pipoca de microondas, em particular, são muitas vezes revestidos com uma substância química chamada ácido sulfônico perfluorooctane (PFOS) que, segundo estudos, pode afetar a fertilidade, aumentar o risco de câncer e diminuir o funcionamento renal em animais e em algumas pessoas.