Foto: Ernna Cost/Divulgação
Foto: Ernna Cost/Divulgação

É muito comum que pessoas em rodas de bar, consultórios médicos ou mesmo durante um encontro casual pergunte ao seu interlocutor qual o signo dele ou dela. Mais usual ainda é utilizar desse artifício para justificar ações e escolhas do dia-dia. O horóscopo é um companheiro na vida de grande parte da população não só no Brasil, mas também no mundo.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Mas, e se toda a crença despejada em um signo, e nas características que ele detém, estiverem incorretas? Ao longo da vida, você acreditou ser do signo de Touro, mas, na verdade, é de Gêmeos? É isso que o astrólogo Pedro Bragança, do portal Live Science, está tentando provar.

A definição do signo está amparada na posição do sol em relação às constelações. A astrologia, portanto, tem suas raízes na astronomia, ainda que sejam duas coisas diferentes. A astronomia explica a posição das estrelas no céu. O que cada um faz com isso, ou o significado que dá a tal posicionamento, é outra história.

Os zodíacos estão organizados da seguinte maneira, em doze signos: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

A história dos signos começa na Antiga Babilônia, entre os anos 604-562 a.C. Posteriormente, os gregos determinaram que o signo de cada um seria determinado pela posição das estrelas em relação à Terra e ao ao Sol. Durante o ano, o Sol passa por cada uma das constelações do Zodíaco. Assim, eles calcularam que cada constelação se estende 30 graus através da eclíptica – a trajetória do sol observada a partir da terra.

Os astrônomos, na Grécia Antiga, definiram que o ponto zero estava em Áries e era chamado de “primeiro ponto de Áries”. A constelação de Áries abrangeu os primeiros 30 graus da eclíptica; de 30 a 60 graus era Touro; de 60 a 90 graus ficou com Gêmeos, e assim por diante para todos os 12 signos.

Com o passar dos anos, no entanto, a rotação da terra tem mudado significativamente. Ela oscila continuamente em torno de seu eixo em um ciclo de 25.800 anos. Essa oscilação, que recebe o nome de precessão, é causada pela atração gravitacional entre a Lua e a Terra.

Esse processo alterou o eixo na fronteira entre os signos de peixes e aquário em quase um mês inteiro!

Por exemplo, os nascidos entre 21 de março e 19 de abril se consideram Áries. Hoje, o sol não está mais dentro da constelação de Áries durante grande parte desse período. De 11 de março a 18 de abril, o sol está na constelação de Peixes.

Foto: Bob Wolfenson
Foto: Bob Wolfenson

Isso impacta, inclusive, na vida das celebridades. A cantora Pabllo Vittar, nascida em 1º de novembro, é de Escorpião, mas, com a nova tese, seria de Libra! A também cantora Anitta, que faz aniversário em 30 de março, deixaria de ser Áries para ser Peixes. Todos os famosos teriam seus zodíacos modificados. Se você quiser brincar com qual seu “verdadeiro signo” e o deles, Harper’s Bazaar coloca a seguir a tabela com as atualizações dos signos propostos por Pedro Bragança:

Capricórnio
Nova data: 20 de janeiro a 16 de fevereiro/ Antigo: 23 de dezembro a 21 de janeiro

Aquário
Nova data: 16 de fevereiro a 11 de março/ Antigo: 22 de janeiro a 20 de fevereiro

Peixes
Nova data: 11 de março a 18 de abril/ Antigo: 21 de fevereiro a 19 de março

Áries
Nova data: 18 de abril a 13 de maio/ Antigo: 20 de março a 20 de abril

Touro
Nova data: 13 de maio a 21 de junho / Antigo: 21 de abril a 21 de maio

Gêmeos
Nova data: 21 de junho a 20 de julho/ Antigo: 22 de maio a 22 de junho

Câncer
Nova data: 20 de julho a 10 de agosto/ Antigo: 23 de junho a 22 de julho

Leão
Nova data: 10 de agosto a 16 de setembro/ Antigo: 23 de julho a 22 de agosto

Virgem
Nova data: 16 de setembro a 30 de outubro/ Antigo: 23 de agosto a 22 de setembro

Libra
Nova data: 30 de outubro a 23 de novembro/ Antigo: 23 de setembro a 22 de outubro)

Escorpião
Nova data: 23 de novembro a 29 de novembro / Antigo: 23 de outubro a 22 de novembro

Sagitário
Nova data: 17 de dezembro a janeiro 20 / Antigo: 23 de novembro a 22 de dezembro

Leia mais:
Horóscopo: como será o ano de 2020 para cada signo
Madama Brona: bruxa do Instagram é frisson da internet
Uma tendência para cada signo da temporada internacional de verão 2020