Foto: Reprodução

Os relacionamentos amorosos, na visão da Astrologia, têm mais chances de darem certo se o casal tiver afinidades, por meio da análise de compatibilidade dos seus signos. É o inverso do lema popular, que diz que “os opostos se atraem”.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Na verdade, você pode até admirar as qualidades que o outro tem e você não, mas, em um relacionamento íntimo, as afinidades e semelhanças têm um peso maior na balança afetiva do que as diferenças. É preciso que o outro te compreenda e te aceite como você é, que tenham necessidades afetivas parecidas e possam supri-las reciprocamente sem muito esforço.

Em uma análise mais profunda de compatibilidade entre um casal usa-se uma técnica chamada sinastria, que é uma comparação entre os mapas de nascimento de cada um. Alguns planetas são chave nessa análise, como é o caso do posicionamento da Vênus (que era a deusa do amor na mitologia) e Marte (guerreiro e conquistador) por signos e casas.

Mas saber a afinidade entre os signos solares de cada um (do mês do nosso nascimento) já é um primeiro grande passo.

As maiores afinidades se dão pela comparação dos elementos dos signos. Existem ao todo quatro elementos: fogo, terra, ar e água. Signos do mesmo elemento sempre se dão muito bem entre si, ou seja, quem é de um signo de fogo se entende com outro de signo de fogo e assim por diante. Pessoas do mesmo signo também.

Outra excelente combinação se dá entre signos do elemento fogo (Áries, Leão e Sagitário) com aqueles do elemento ar (Gêmeos, Libra e Aquário); e signos do elemento terra (Touro, Virgem e Capricórnio) com os do elemento água (Câncer, Escorpião e Peixes). Já a mistura de fogo com terra ou água, e ar com água ou terra pode gerar atritos.

Existem também os pares de signos opostos no zodíaco. Áries e Libra, Touro e Escorpião, Gêmeos e Sagitário, Câncer e Capricórnio, Leão e Aquário, Virgem e Peixes. Esses pares de opostos têm afinidades por elemento, o que pode se revelar numa combinação rica e estimulante, já que o outro tem aquilo que falta em mim e vice versa. Porém, às vezes, as diferenças falam mais alto, dependo do nível de evolução de cada um.

Considerando que ninguém é apenas o seu signo solar, muitas vezes a falta de afinidade entre esses pode ser compensada pela afinidade existente entre os signos da Vênus e do Marte de cada um em seus respectivos mapas de nascimento.

Veja abaixo as melhores combinações de signos, seu estilo de amar e o que buscam numa relação amorosa:

Áries

Gosta de ter uma vida animada e excitante, procura parceiros com quem possa se divertir junto, dar boas risadas, que seja forte e independente como ele. Maiores afinidades com: Leão, Sagitário, Gêmeos e Aquário.

Touro

Valoriza muito os prazeres sensoriais, beleza, estabilidade e sensibilidade, por isso, busca parceiros com quem possa compartilhar uma vida afetiva mais tranquila e estável. Maiores afinidades com: Virgem, Capricórnio, Câncer e Peixes.

Gêmeos

O amor começa pela cabeça e não pelo coração, busca alguém com afinidades intelectuais, adora conversar, trocar ideias e impressões, e aprender muito com quem está ao seu lado. O amor também precisa ser leve e descontraído. Maiores afinidades com: Libra, Aquário, Áries e Leão.

Câncer

Um dos signos mais românticos do zodíaco. Seu lema é: “quem ama cuida”. Só se relaciona com quem realmente toca o seu coração, procura uma pessoa já conhecida com quem possa estabelecer um forte vínculo. Valoriza muito a intimidade e precisa de tempo para ser conquistada. Maiores afinidades com: Escorpião, Peixes, Virgem e Touro.

Leão

Um dos principais talentos deste signo é saber amar. Movido pelo coração é vibrante e apaixonado quando conquistado por alguém. Outra coisa importante é se sentir admirado e especial. Orgulhoso, se sentir que não é prioridade na vida do outro pode perder o interesse. Maiores afinidades com: Áries, Sagitário, Gêmeos e Libra.

Virgem

Exigente, criterioso e pragmático, escolhe um amor possível, sem lentes cor de rosa. Costuma ser discreto e tímido nos primeiros contatos. Muito atento e observador, não se engana e logo percebe comportamentos ou falas contraditórias. Para conquistá-lo é preciso ser autêntico, cuidadoso com a aparência e (quase) perfeito! Maiores afinidades com: Touro, Capricórnio, Câncer e Escorpião.

Libra

Um dos signos que mais valoriza a vida à dois, é muito agradável, gentil, amoroso, dedicado e preocupado com quem ama. A vida ao seu lado pode ser muito agradável e divertida. Atraído pela beleza, encantamento, suavidade, elegância e atenção do outro. Não gosta de cenas de ciúme e conflitos, tem uma natureza conciliadora e diplomática. Maiores afinidades com: Gêmeos, Aquário, Leão e Sagitário.

Escorpião

Intenso e profundo, não conhece meio termo no amor. Busca intensidade, paixão e forte vínculo. Enquanto estiver envolvido exige total atenção, dedicação e espaço. Sentirá ciúmes de todos que fazem parte da vida do ser amado. Investigativo, percebe as coisas no ar, então nem pense em traí-lo, porque facilmente irá descobrir. É preciso ser muito verdadeiro com ele. Em troca, receberão toda a sua paixão e dedicação. Maiores afinidades com: Câncer, Peixes, Virgem e Capricórnio.

Sagitário

Para este signo, amor é felicidade e não envolve dor nem sofrimento. Talvez por isso não entre de cabeça nos relacionamentos. Existe um componente de aventura sempre à espreita. Gosta de experimentar o desconhecido e ir mais longe. Adora aprender e trocar conhecimento, é orgulhoso dos seus saberes. Sincero e franco, pode soar rude às vezes. Gosta de desafios e, quanto mais difícil for a pessoa que queira conquistar, mais interessado em avançar “de fase” ficará nesse jogo do amor. Em compensação, costuma ser um parceiro animado e vibrante. Maiores afinidades com: Áries, Leão, Libra e Aquário.

Capricórnio

Discreto, reservado e desconfiado, não gosta de “oba oba”. Se sente atraído por motivos sérios e verdadeiros. Só entra no jogo da conquista se for para ganhar. Realista e pé no chão, não idealiza o amor. Por isso, não costuma dar maiores demonstrações de afeto nos primeiros encontros. Precisa ganhar confiança e saber em que terreno está pisando antes de se entregar. Por outro lado, com o passar do tempo se tornará um parceiro cada vez melhor. Comprometido e leal, estará ao lado de quem ama para o que der e vier. Maiores afinidades com: Touro, Virgem, Escorpião e Peixes.

Aquário

Um dos signos que mais preza a liberdade do zodíaco. Quer ser livre em todos os sentidos. Livre para ser quem é, amar quem quiser e resolver quando ligar. Desapegado e racional, para ele amar significa ter liberdade. Anticonvencional, gosta de ser surpreendido pelo outro e não vai querer viver uma relação muito comum. Valoriza bastante a afinidade mental com o parceiro. Não fazer cobranças – nem cenas de ciúme – e ser um pouco imprevisível é o que vai manter a chama acesa. Maiores afinidades com: Gêmeos, Libra, Áries e Sagitário.

Peixes

Sonhador por natureza, no amor não é diferente. Costuma idealizar seu par romântico, gosta de criar climas mágicos e cheios de encantamento. Sensível, intuitivo, capta o desejo do outro sem que este precise falar. Generoso, se entrega ao ser amado e tem dificuldade de dizer não. Sua forma de amar é se fundir, e se misturar com o outro. Ama por inteiro e mergulha fundo no relacionamento. Maiores afinidades com: Câncer, Escorpião, Touro e Capricórnio.