Foto: Divulgação

Inspirada no “grazing food”, modelo tradicional australiano de servir comidas em tábuas de madeira, as tábuas mexicanas alinham praticidade com beleza, fazendo com que os brasileiros escolham cada vez mais este modelo para servir comidas que vão além de queijos e frutas secas que acompanham um vinho.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Você provavelmente viu o número de tábuas aumentarem no seu feed do Instagram ou em outras redes sociais famosas por dicas de decoração como o Pinterest. Segundo dados do Pinterest Predict (uma ferramenta da própria plataforma), houve um aumento de 155% nas pesquisas por “tábua mexicana”, a clássica tábua que usamos para servir frios e pães.

Outras palavras que aumentaram na search, no embalo dos interesses dos quarentenados, foram “arte com pães” e “receitas de chá caseiras”. Fora do ramo alimentício, o estilo de decoração “Japandi”, mistura do design japonês com a estética escandinava, também tem feito muito sucesso entre os usuários.

O sucesso da tábua mexicana pode ser explicado por ela ser um apetrecho culinário muito versátil, permitindo que a criatividade “corra solta” durante a sua montagem.

Para quem quer aproveitar este novo ramo de alimentos que promete marcar a culinária e a decoração das cozinhas por pelo menos mais um ano, as opções se expandem e trazem inovação ao ramo da charcutaria, passando por tábuas de pães, queijos, frutas secas e vegetais crus, até bolos, tortas e biscoitos artesanais.

Já existem muitos serviços que disponibilizam as tábuas prontas, e, além de um lindo gesto de carinho, o presenteado ainda pode guardar a tábua e usar em outras ocasiões. Uma cesta de aniversário pode ganhar um ar moderno acompanhada de uma tábua e um ramo de flores. Hoje existem muitas possibilidades de inovar e surpreender em um presente, mesmo de longe.

Se você escolher montar a sua tábua, lembre-se de que a qualidade do prato é algo que não pode ser deixado de lado. Compre bons ingredientes e se permita experimentar novas combinações.

As tábuas, como foi dito anteriormente, podem se incorporar à decoração da mesa ou da cozinha; por isso, cuide muito bem da sua. Lave com água corrente antes do primeiro uso e enxágue bem com uma toalha de pano. Depois de cada uso, limpe-a apenas com o lado macio da esponja e detergente neutro ou vinagre. Deixe ela secar em locais arejados e não coloque diretamente no forno ou na geladeira.