#TheList: para além dos dias frios, 5 vinhos para se refrescar no verão – Foto: Divulgação

O Brasil é um País tropical e durante grande parte do ano o clima quente prevalece. Apesar de o vinho ser comumente associado ao inverno, existem vários tipos e rótulos que são ótimas opções para o consumo nos dias mais quentes. É possível consumir vinhos e harmonizá-los com os mais variados pratos em qualquer época do ano, por isso separamos na nossa The List algumas opções para os amantes dessa bebida que combinam com o verão brasileiro.

Sauvignon blanc

A uva sauvignon blanc tem origem na região de Bordeaux, na França, que é conhecida internacionalmente por ser uma das regiões que possuem as vinícolas mais notáveis do mundo. As uvas dessa qualidade produzem um vinho seco refrescante, com aromas minerais, vegetais e toques frutados.

Esse vinho branco se destaca por ter um teor alcoólico menor e por ser mais jovem e com características menos complexas. É um vinho que harmoniza muito bem com queijos brancos, peixes e frutos-do-mar em geral, massas, saladas e pratos típicos do verão. É um vinho leve, fresco e com bastante suculência, que combina muito com dias mais quentes.

Rosé

O vinho rosé, também conhecido com blend ou assemblage, é um método de produção que consiste na mistura entre vinhos brancos e tintos. Essa mistura, que precisa ser feita com muita cautela, para que sua harmonização de sabores e aromas se torne agradável, é muito conhecida por ser “o vinho do verão”, devido a sua refrescância, leveza e versatilidade.

Normalmente, essa variedade de vinho é consumida gelada, e é uma excelente escolha para ser harmonizada com carnes brancas, petiscos e pratos mais suaves.

Chardonnay

O chardonnay é outro vinho francês, produzido na região centro-leste do país, nativo da Borgonha. É uma das variedades de uva mais produzidas ao redor do mundo, e produz uma bebida com um grande equilíbrio de fruta e acidez.

O chardonnay é um vinho que possui aroma de frutas tropicais maduras e apresenta um ótimo equilíbrio e estrutura, resultando em muito frescor e personalidade. É uma bebida que combina com peixes, aves, carne de porco e massas com molho branco.

Cabernet franc

A cabernet franc é uma uva da família dos cabernets não muito conhecida pelo grande público. Frequentemente usado em blends para complementar outras uvas, como a cabernet sauvignon e a merlot. Esse vinho é mais leve que o cabernet sauvignon e possui taninos honestos, os quais conferem à bebida firmeza, corpo, cor profunda, aroma de frutas tropicais e especiarias.

Apesar de ser um vinho tinto, o cabernet franc tem muito frescor e tons florais, e é muito consumido no verão. Pode ser harmonizado com carnes vermelhas grelhadas ou assadas, molhos com ervas finas, sopa de lentilha e vegetais.

Pinot noir

O pinot noir é típico da Borgonha, na França, e é produzido há mais de 2 mil anos, sendo os vinhos pinot noir um dos mais antigos do mundo. A bebida encanta pelo seu sabor suave e intensidade de aromas frutados e menos estruturas. O vinho pinot noir é muito versátil e frequentemente encontrado em rosés e espumantes.

Por ser um vinho com notas sutis, é muito fácil de ser harmonizado com uma grande variedade de alimentos como aves, carnes vermelhas, salmão, frutos-do-mar, cremes e sopas, massas com molhos leves e vegetais. Toda sua versatilidade torna a bebida uma ótima opção para o verão.