Café - Foto: Getty Images
Café – Foto: Getty Images

Que a cafeína é excelente para dar aquele “up” no cérebro cansado, todo mundo já sabe. Mas diversos estudos apontam que os benefícios trazidos por ela à saúde vão muito além disso.

Veja três áreas de atuação da cafeína que você talvez desconheça:

1. Cafeína controla a queda de cabelo
A indústria de beleza já descobriu que a cafeína pode ser usada em produtos para o cabelo que atuam diretamente no combate à queda dos fios. Quando aplicada ao cabelo e ao couro cabeludo, a cafeína atua de duas mandeiras: estimula a circulação de sangue, deixando os fios mais fortes; e bloqueia a enzima responsável pela queda do cabelo em homens e mulheres. Mas atenção: não adianta consumir bebidas com cafeína, neste caso. É preciso usar cosméticos diretamente no cabelo.

2. Cafeína aumenta a força e a resistência
Mais de 20 estudos realizados na área esportiva comprovaram que a cafeína atua diretamente na força dos músculos, especialmente na área superior do corpo. Também ajuda atletas a manter a atividade física por mais tempo, especialmente os ciclistas e corredores.

3. Cafeína acelera o metabolismo
Consumir uma xícara de café com 200 mg de cafeína pode acelerar seu metabolismo em até 7% durante as sete horas seguidas à ingestão. Com isso, você queima mais calorias. Alguns estudos sugerem que o consumo do café pode queimar até 150 calorias extras por dia.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Leia também:
Aprenda a fazer o avocato toast
Croissant vegano divide opiniões na internet