Por Carol Hungria e Ligia Kas
Localizado na agradável Praça do Vaticano, no Jardim Europa, em São Paulo, o Urus já é imponente do lado de fora: um grande casarão todo de vidro, com estruturas de madeira internas que impressionam. Mesas amplas e muito bem montadas se espalham pelos salões, que tem no seu menu um foco: a inspiração na culinária do Pantanal, cerrado e amazônico mato-grossense.
A cozinha é comandada pelo chef Massimo Bataglini, um italiano que vive há 20 anos no Brasil. Há também um excelente vinho feito especialmente para a casa. Os pratos são muito bons, mas o que mais conquistou nossos corações foram as entradinhas megacaprichadas.
A primeira pedida que adoramos foi o couvert: uma escultura em telhas de milho crioulo, acompanha manteiga de castanhas, purê romesco de pimentões tostados e creme de ervilha com wasabi. Depois degustamos o croquete de ossobuco, crocante por fora e suculento por dentro, que desmancha na boca. Seguimos com o tartar de pintado, feito com raspas de tangerina, limão, grapefruit e ainda um delicioso crocante de papel de arroz.
Para fechar, vale falar da sobremesa: um saudoso bolo de milho que acompanha um creme anglaise de queijo canastra, calda de goiabada cascão e um crocante de piché – paçoca cuiabana – que é um típico doce do estado de Mato Grosso. Vale a visita!
Urus: Praça Vaticano, 321, Jardim Europa, São Paulo. Tel. (65) 97072-0734