Campanha do novo Volvo, o EX30, assinada por Renan Viana, idealizador do projeto @encolhiaspessoas – Foto: Divulgação

Engana-se quem pensa que design trabalha em função do visual – ele vai muito além, suprindo necessidades e solucionando dilemas de forma criativa e útil. Seja na moda, na decoração, na tecnologia e, é claro, no universo automobilístico. E, no momento em que enfrentamos uma onda de calor em pleno inverno, falar sobre design sem considerar práticas sustentáveis é impossível.

Pensando nisso, a Volvo, que foi a primeira marca a se tornar 100% eletrificada no país, lança seu novo SUV elétrico, o EX30, que tem a proposta de oferecer uma opção mais sustentável, segura e pessoal com estilo, segurança e a incontestável qualidade da fabricante sueca. O modelo entra para a história da Volvo por ser o carro com a menor pegada de carbono que a marca já fez e o que tem a maior proporção de materiais recicláveis: cerca de 25% de alumínio e 17% de aço e plástico de sua composição são recicláveis.

O aproveitamento de materiais

Reciclagem, upcycling, reaproveitamento têxtil não são termos novos no universo da moda. De grandes nomes, como Stella McCartney e Gabriela Hearst, a novos destaques, como a norte-americana Bode e a brasileira Ventana, diversas etiquetas já adotaram práticas sustentáveis em seus códigos. E a Volvo vem se unindo a esses grandes nomes.

Com o lançamento do EX30, a marca optou por materiais internos recicláveis – como jeans, linho e lã. Dando a possibilidade de personalização ao consumidor, o carro possui quatro opções de acabamento: Mist, Breeze, Pine e Indigo, inspirados na natureza escandinava.

No caso do denim, o interior do carro é feito com resíduos do processo de reciclagem do material. As fibras curtas, que derivam de fibras trituradas, são reaproveitadas para a criação do design moderno.

Unindo a ideia de um conceito gigante em um carro compacto, a Volvo convidou o fotógrafo Renan Viana, idealizador do projeto @encolhiaspessoas, para assinar um projeto do EX30 partindo da novidade do tecido de jeans reciclado. As imagens demonstram que o carro pode ser o menor SUV que a Volvo já produziu, mas ele entrega features poderosos.

Ele chega ao mercado com a proposta de levar a eletrificação para mais pessoas, mas sem deixar a segurança e o design de lado.

A experiência do usuário é um ponto de destaque. A parte interna do carro conta com opções de iluminação inspiradas nas paisagens escandinavas, que remetem desde o calor de um pôr do sol até as luzes da aurora boreal, dando um toque de serenidade ao interior.

Compromisso com o meio ambiente

“A Volvo é a primeira marca a reconhecer que faz parte do problema. Mas, o mais importante, é que somos a primeira marca a querer fazer parte da solução”, disse Rafael Ugo, diretor de marketing da marca na América Latina. O grande compromisso da marca é a sustentabilidade, característica indispensável para os consumidores que se preocupam com o futuro das próximas gerações e do planeta.

A pré-venda do EX30 no Brasil já foi iniciada, com entrega prevista para o primeiro semestre de 2024.