
100 anos de Fendi: a história da marca italiana através das décadas. (Foto: Divulgação)
A Fendi faz 100 anos! Uma das marcas italianas mais relevantes do último século no universo do luxo, entrou para a história de diferentes maneiras, em diferentes momentos. De sua fundação em 1925, pelo casal Alda e Edoardo Fendi à era de Karl Lagerfeld e it-bags icônicas, como a Baguette e a Peekaboo, BAZAAR mergulha no passado para revisitar os momentos que definiram o legado da Fendi. Confira!
1 / 181925. Adele e Edoardo Fendi inauguram, em Roma, sua primeira boutique: um endereço pequeno para vender artigos de couro e pele. No início, o “logo” era um esquilo, animal com a pele favorita do casal. (Foto: Reprdução))
2 / 181946. Bem-vindas, irmãs Fendi! Quinteto icônico na história da marca, Paola, Anna, Franca, Carla e Alda se tornam a segunda geração da família a assumir o negócio. (Foto: Getty Images)
3 / 181965. Aos 33 anos, o alemão Karl Lagerfeld é contratado para assumir a direção criativa das coleções de pele. Já no início, cria o logo clássico “FF”, que significa “Fun Fur” (“pele divertida”). (Foto: Getty Images)
4 / 18 1977. Lagerfeld introduz a linha de prêt-à-porter e a divulga de maneira inédita, com o primeiro fashion film da moda, “Histoire d’Eau”. Dirigido por seu companheiro, Jacques de Bascher, o curta é estrela Susy Dyson em uma viagem pelas fontes de Roma. (Foto: Reprodução/Susy Dyson)
5 / 181985. Pela primeira vez, a Fendi apresenta sua linha de perfumes femininos. Poucas temporadas mais tarde, versões masculinas também surgem na marca. (Foto: Reprodução)
6 / 181987. Na expansão dos negócios, a marca se lança no universo da decoração com a linha “Fendi Casa”, um sucesso até hoje. (Foto: Divulgação/Fendi)
7 / 18 1989. Com o mercado de luxo aquecido, a Fendi inaugura sua primeira boutique fora da Itália, com quase 2 mil metros quadrados na Quinta Avenida de Nova York. Em 2005, ainda na mesma rua, a loja foi substituída por uma menor, de 650 metros quadrados. (Foto: Getty Images)
8 / 181994. Terceira geração da família, Silvia Venturini Fendi, filha de Anna, assume a direção criativa de acessórios e a linha masculina da marca, iniciada em 1990. Ainda hoje, ela mantém ambos os cargos. (Foto: Getty Images)
9 / 181997. Com Maria Grazia Chiuri (hoje na Dior) e Pierpaolo Piccioli (ex-Valentino) no estúdio de design, Silvia Fendi lança a bolsa Baguette. Em 2000, o acessório ganha status de it-bag ao aparecer no seriado “Sex & The City”. (Foto: Getty Images)
10 / 18 1999. Em uma disputa de gigantes, os grupos LVMH e Prada compram, juntos, 51% da Fendi. Em 2002, a Prada vende sua parte para a holding de Bernard Arnault, que assume o controle. Ainda hoje, entretanto, a família Fendi detém 49% da marca. (Foto: Getty Images)
11 / 18 2009. Silvia Fendi introduz a bolsa Peekaboo. Para a BAZAAR Brasil, no aniversário de 15 anos do acessório, a designer revelou: “o primeiro nome da bolsa era Hide-and-Seek, mas Peekaboo tem tudo a ver com o conceito lúdico que eu queria”. (Foto: Divulgação)
12 / 182015. Pela primeira vez, a Fendi explora o universo da alta-costura em uma coleção assinada por Karl Lagerfeld para celebrar as peles e seus 50 anos como diretor criativo. Batizado “Haute Fourrure”, o desfile atraiu a atenção de ativistas ambientais pelo mundo. (Foto: Getty Images)
13 / 182015. Na comemoração dos 90 anos de marca, a Fendi restaura e instala sua sede no Palazzo della Civiltà Italiana, em Roma. Com uma fachada de 216 arcos, o prédio foi encomendado em 1937 pelo ditador Benito Mussolini aos arquitetos Giovanni Guerrini, Ernesto de Bruno La Padula e Mario Romano. (Foto: Reprodução)
14 / 182019. Pela última vez, em setembro de 2018, Karl Lagerfeld aparece ao final de um desfile da Fendi, com Silvia ao seu lado. Em fevereiro do ano seguinte, poucos dias depois de sua morte, a marca apresenta a última coleção assinada pelo alemão, que recebeu aplausos de pé. (Foto: Getty Images)
15 / 182020. O inglês Kim Jones, então no masculino da Dior, assume a direção artística das linhas feminina e de alta-costura da Fendi. Sua estreia foi na couture de primavera 2021. Em outubro de 2024, ele deixa a posição. (Foto: Getty Images)
16 / 182021. Quarta geração da família Fendi, Delfina Delettrez, filha de Silvia, se torna a diretora criativa de joalheria da marca. Em 2023, ela lança a primeira coleção de Alta Joalheria da casa, durante o desfile de alta-costura de outono. (Foto: Getty Images)
17 / 182022. Na temporada de Pre-Fall, fashionistas se surpreendem com uma collab histórica: Fendi x Versace, ou “Fendace”, como ficou conhecida. Antes mesmo de chegarem às lojas, os looks e acessórios da parceria se tornaram itens de colecionador. (Foto: Divulgaçã)
18 / 182024. Depois de uma década de hiato, a Fendi revive sua linha de perfumes, com sete fragrâncias inéditas inspiradas em sua própria história e criados pelos perfumistas Anne Flipo, Fanny Bal e Quentin Bisch. A previsão de chegada no Brasil é 2025!
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