Alessandra Facchinetti - Foto: Reprodução
Alessandra Facchinetti – Foto: Reprodução

Por Luigi Torre

6:30 Acordo sempre muito cedo. Sou da manhã e adoro aproveitar as primeiras horas do dia para reorganizar os pensamentos e reservar algum tempo para mim mesma. Gosto de tomar uma xícara de café bem forte.

7:00 Em seguida, começo minha rotina de beleza. Amo fazer meu próprio make. É um momento tranquilo, para refletir e reunir minhas inspirações. Minha personalidade e minhas experiências influenciam bastante meu estilo, assim como meu trabalho.

7:30 Geralmente, escolho e já separo a roupa que usarei na noite anterior. Aprendi com minha avó – que cresceu no Brasil – a importância de se estar sempre bem vestida. Pensando no meu guarda-roupa como parte de minha pesquisa sobre funcionalidade e elegância, adoro explorar formas. A ideia é misturar o que temos: avant-garde com clássico, o design masculino sendo pensado sob detalhes e perspectivas femininas e vice-versa.

8:00 A não ser nos dias em que faço minhas aulas de yoga, vou direto para o escritório, em Milão. Ao chegar, a primeira coisa que faço é preparar uma lista com as tarefas prioritárias. Não tenho uma rotina precisa, divido minha agenda entre compromissos com os fornecedores, a criação das coleções e as reuniões com a equipe da Tod’s.

Tod's Inverno 2014 - Foto: Reprodução
Tod’s Inverno 2014 – Foto: Reprodução

 13:00 Tento sempre sair do escritório para almoçar. É importante, para mim, sair um pouco do ambiente de trabalho para respirar outros ares, ainda que só por meia hora.Amo verduras e legumes, sejam eles frescos ou cozidos. São alimentos indispensáveis no meu prato.

15:00 Costumo reservar as tardes para a equipe de estilo. Meu trabalho é baseado nos arquivos da marca que estudei a fundo até chegar à minha visão de quem é essa mulher e qual é seu lifestyle.

17:00 Passo muito tempo na minha própria sala.Tenho um belo ateliê na sede da Tod’s, em Milão, e o sr. Diego DellaValle (CEO do grupo) me autorizou a decorá-lo de acordo com meu próprio gosto.

21:00 Quando encerro as atividades do dia,vou direto para casa ou encontro amigos para um drink ou um jantar. Amo ir para casa andando. Sou extremamente curiosa, e tudo ao meu redor tem alguma história para contar, bem como cada cor, objeto, forma ou pessoa que me faça parar e refletir. Quando chego em casa, o que varia bastante também, reservo um tempo para mim mesma, para relaxar, assistir a algum filme ou ler algum livro. Meu jantar é muito simples, aconchegante e calmo, seja em casa ou fora, sozinha ou com amigos.

24:00 Tenho um ritual bem simples de beleza antes de me deitar. Removo a maquiagem e aplico um pouco de creme no rosto. Nunca vou para a cama antes da meia-noite. Gosto de aproveitar cada minuto dos meus dias.

Alessandra Facchinetti - Foto: Reprodução
Alessandra Facchinetti – Foto: Reprodução