Final do desfile de Fernanda Yamamoto no SPFW - Foto: Agência Fotosite
Final do desfile de Fernanda Yamamoto no SPFW – Foto: Agência Fotosite

Por Sylvain Justum

Para o verão 2014, Fernanda Yamamoto exercita sua paixão por bordados e dobraduras em clima de anos 50. Na cozinha da dona de casa fifties, toalha de mesa vira roupa e, suas estampas florais, ricas aplicações em chapéus ou detalhes de casacos volumosos. O avental ganha formas de origami em materiais plastificados, jacquards de algodão, linho e organza, ou cresce para virar vestido folgado, com print optical e xadrezes.

Jogo americano e tela antiderrapante dos tapetes também servem para vestir. Use a imaginação e transforme tudo em saia pelos joelhos, jaqueta assimétrica ou top esportivo. Nas cabeças, peruquinhas curtas e coloridas ajudam a divertir a personagem de Fernanda, que, ironicamente, calça sapatos baixos e masculinos.

A descrição pode soar estranha, mas o tema é bem resolvido pelas mãos cada vez mais maduras de Fernanda, que multiplica as texturas investindo, pela primeira vez, em paetês. Em formatos geométricos, eles cobrem os looks finais, com menção honrosa para o casaco maximizado e calça pantalona em tons de bege e amarelo. Entre os acessórios, mais bom-humor: módulos geométricos fixados por ímãs- sim, como os de geladeira – permitem variadas composições, inclusive podendo ser aplicados sobre as roupas.

O look: A penúltima entrada, de casaco oversized interinho bordado e a calça pantalona coberta de paetês quadradinhos. Com a ajuda da peruca amarela, formou-se uma forte imagem

Acessório: o sapatinho oxford de plástico e detalhes metalizados é divertido e cool

Clique na galeria abaixo para ver looks selecionados da passarela: