Por Dudi Machado, com fotos de Christian Maldonado, set design de Tissy Brauen, styling de Giovana Refatti e beleza de João Boeno

Taurina reservada, como rege seu signo, invadir a casa da arquiteta Carolina Maluhy no coração do Jardim Europa, em São Paulo, é privilégio para poucos. “Passei minha infância e adolescência em um ambiente social superagitado. Com o tempo, a gente descobre o que é melhor para nossa vida. Hoje, entendi que essa é a minha praia”, resume. “Estou em harmonia comigo mesma, e isso ajuda em tudo, até na minha criatividade.”

Carolina no terraço do segundo andar da sua casa - Foto: reprodução/Harper's Bazaar
Carolina no terraço do segundo andar da sua casa – Foto: reprodução/Harper’s Bazaar

Os tempos de badalação paulistana ficaram para trás. A fase atual é dedicada à família e aos amigos chegados. A casa nova, um projeto dela, reflete esse espírito: é ampla, iluminada, com poucas paredes e divisórias. Um lugar que exalta o convívio. “Queria que fosse uma casa da família, onde pudéssemos estar juntos sempre e fazer a vida mais simples.” Por todos entende-se ela, o marido, o empresário italiano Niccolò Ballarati, e os filhos Alec, de 10 anos – de seu casamento com o designer de joias Ara Vartanian -, e Gregório, de 6, de sua atual união. O espaço corrobora.

A cozinha é ponto de encontro. Pudera. Niccolò trouxe de sua Florença natal tradições italianíssimas – o ragazzo é filho de uma chef, descendente direta da dinastia Borgia, o que já explica o fascínio e a dedicação à boa mesa.

Carolina veste casaco Pedro Lourenço e botas Glória Coelho. Na pág. ao lado, cabana indígena comprada nos EUA e almofadas trazidas de Berlim - Foto: reprodução/Harper's Bazaar
Carolina veste casaco Pedro Lourenço e botas Glória Coelho. Na pág. ao lado, cabana indígena comprada nos EUA e almofadas trazidas de Berlim – Foto: reprodução/Harper’s Bazaar

Conceber a própria casa é sonho de qualquer arquiteto, mas projetá-la não foi tarefa fácil. “Moramos aqui há dois anos, mas o projeto demorou a sair – como fiz para mim, tinha de ter certeza. Por sorte, tive aval de meu marido para fazer tudo da minha cabeça. Nada é comercial, temos grande afinidade estética, demos asas à nossa imaginação.” Oposto ao gosto geral da nação, que tem por tradição dividir tudo em cômodos, o famoso ‘cada um no seu canto’, aqui reina a convivência intensiva.

Destaque na seção A Fashionable Life da edição de março de 2015 da Harper’s Bazaar, assista acima o vídeo assinado por Marcelo Guanabara com os bastidores do shooting, e muito mais na nossa revista, que está nas bancas. Já garantiu o seu exemplar?

Assine a Harper’s Bazaar