Amal Clooney e Oscar de la Renta - Foto: reprodução
Amal Clooney e Oscar de la Renta – Foto: reprodução

Por Camilla Bello

Não restam dúvidas: as celebridades, it-girls e formadoras de opinião têm total poder de influenciar o desejo de consumo das pessoas. Elas são capazes, inclusive, de determinar os produtos dos designers, mesmo dos mais famosos, que esgotarão das prateleiras – quase tão rapidamente quanto serão descartadas pelas próprias celebs, que raramente repetem um look.

North West de blazer Balmain - Foto: reprodução
North West de blazer Balmain – Foto: reprodução

Confira a lista dos designers mais populares em vendas em 2014, no eBay, e note a conexão com os famosos:

Oscar de la Renta teve mais de 11 mil itens vendidos em doze meses. E, embora boa parte dessas vendas se dê ao destaque que o nome do designer teve após seu falecimento, as datas de compras no site revelam que, na verdade, o número de peças vendidas aumentou após o casamento de George Clooney e Amal Alamuddin. Lembre: a noiva escolheu um vestido da grife para a celebração.

Pharrel Williams e sua coleção de mountain hat - Foto: reprodução
Pharrel Williams e sua coleção de mountain hat – Foto: reprodução

Os Kardashian são outra famosa família que também determina as vendas de itens de segunda mão no site. Em 2014, a Balmain vendeu 4% a mais em relação a 2013. O eBay atribui o fato ao blazer personalizado usado pela pequena North West, e também à campanha da grife estrelada por Kim e Kanye. Já a Givenchy vendeu mais de 5000 produtos no portal, após Kim escolher um vestido de noiva da label francesa para usar seu casamento.

Príncipe George usando Cath Kidston - Foto: reprodução
Príncipe George usando Cath Kidston – Foto: reprodução

Outros itens que aumentaram as suas vendas foram os gorros de montanha que, graças a Pharrell Williams, subiram em 43%, se comparadas a 2013. A grife infantil Cath Kidston teve destaque após a aparição do príncipe George com uma peça da marca, no último Natal. Sim, ao que tudo indica, de alguma maneira, todos querem parecer um pouco com os ídolos.