Por Cassio Prates e Eve Barboza
A notícia de que a banda inglesa Oasis estará de volta para uma turnê, em 2025, pegou todo mundo de surpresa. Isso se deve ao fato de os irmãos Liam e Noel Gallagher terem deixado de lado uma briga de 15 anos, tempo que a banda ficou fora dos palcos. O anúncio fez com que o Britpop voltasse à pauta: o Spotify afirma que os ouvintes da banda na plataforma aumentaram mais de 700% desde então. A moda também entendeu isso como uma oportunidade.
Formada nos anos 1990, Oasis foi responsável por trazer para o mainstream o estilo e identidade do norte da Inglaterra. Principalmente o que acontecia entre Manchester e Liverpool, referências na conexão entre moda e música – especialmente com o legado que Ian Curtis e Joy Division deixaram e que, depois, foi incorporado pelo designer Peter Saville para a banda New Order e levado de forma marcantes para as passarelas de Raf Simons, no início de sua marca homônima.
Podemos resumir o estilo do norte da Inglaterra como o que se via nas arquibancadas de estádios de futebol, o que estava, até então, muito distante dos padrões “fashion”. Parkas, blusões, camisas polo ou de times de futebol, jeans clássicos e marcas como Stone Island, Kangol, Adidas e Levi’s influenciaram uma geração e, posteriormente, foram absorvidas pela indústria de luxo.
Logo na sequência do anúncio da volta da banda, Noel Gallagher foi apresentado como o novo rosto da Stone Island, marca referência do Britpop, e uma collab com a Levi’s foi anunciada. Esta última ganha o nome de “Band Tee Collection” e inclui camisetas com o campo do Manchester City, os primeiros merchs do Oasis e o clássico logotipo da primeira gravadora que a banda assinou, a Decca.
Nos últimos anos, essa ligação entre tendências e turnês de bandas vêm crescendo. “Eras Tour”, de Taylor Swift, e “Renaissance”, de Beyoncé, se relacionam com a volta das pulseiras de amizade e do estilo cowgirl, respectivamente. Segundo o aplicativo de revenda de roupas Depop, a busca por botas de cowboy duplicou em 2024. Mais recentemente, o “Brat Summer” de Charli XCX resultou em uma collab com a fast fashion H&M.
Nos próximos meses, já vamos ver muito da identidade do norte inglês nas lojas. Por exemplo, jaquetas utilitárias foram vistas na Hermès, estilos Harrington retrô na Fendi e parkas oversized na Prada. No entanto, nos resta aguardar e entender se alguma marca de luxo vai assinar a próxima turnê do Oasis, que nunca construiu nenhuma relação com o mercado de luxo.