
Apesar de ser apresentada a editores em fevereiro, o pre-fall 2020 da Alexander McQueen só foi apresentada ao público apenas nessa semana – a pandemia do coronavírus levou marcas a adiarem e repensarem o lançamento de várias coleções. Mas, mesmo assim, as roupas não deixaram de se encaixar com o cenário e tendências atuais.
Para a construção da coleção, Sarah Burton carregou as peças de características interessantes: sustentabilidade, identidade cultural, espiritualidade, o uso de elementos masculinos para intensificar o poder feminino, entre outros. Além disso, a designer trabalhou em conjunto com fábricas britânicas para criar versões mais leves de alguns tecidos e os usou como contraste em peças pesadas.
Veja dez coisas que amamos no pre-fall da Alexander McQueen:
A assimetria

O maior destaque da coleção foi o trabalho com assimetria. As barras de vestidos e casacos ganharam pontas, babados e fendas arredondadas que brincam com as expectativas de como deveriam ser as peças tradicionalmente.
O detalhe no colarinhos

A mistura de cores, materiais e formatos fica ainda mais óbvia com o detalhe que a estilista adicionou aos colarinhos – que lembra a gola de camisas. Apesar de parecer algo simples, a características muda o mood do visual.
A renda

Um dos detalhes mais impecáveis da coleção foi a maneira como a renda foi usada. Criando recortes em blazers, babados em saias e um vestido transparente mostram um trabalho de costura delicado e feito apenas por especialistas.
O vestido

Uma das peças que se destaca na coleção é este vestido vermelho – tanto por fugir da paleta de cores mais sóbria (que tem tons mais escuros como base), quanto por sua silhueta e movimento.
Os tricôs

Suéteres e vestidos foram feitos com um tricô mais pesado, incrementados com tranças. O visual invernal criado pelas peças é muito elegante e clássico.
Quadris amplos

Diversas peças ganharam silhuetas que ficam mais amplas nos quadris, dando um formato mais arredondado na região. A característica é intensificada em modelos mais acinturados.
Capas

Um elemento que sempre acrescenta dramaticidade a qualquer visual, as capas deixaram vestidos retos mais elegantes.
Metálico

Ternos feitos com o material dourado deixam o conjunto clássico mais moderno.
Bordados

Já dá para imaginar celebridades atravessando tapetes vermelhos com os vestidos bordados.
Couro

Outro material que se destacou na coleção foi o couro, usado em vestidos, casacos e acessórios.